COPLAN apresenta estudos de planejamento para implantação da Clínica Veterinária Escola – CVE em Curitibanos

17/07/2019 13:42

Na última semana foram apresentados os estudos de planejamento elaborados pela Coordenadoria de Planejamento do Espaço Físico – COPLAN do DPAE para implantação dos setores de Clínica Médica Grandes Animais, Clínica Cirúrgica de Grandes Animais e Patologia e Anatomia, os quais irão compor a Clínica Veterinária Escola – CVE.

Desde sua criação, o Curso de Graduação em Medicina Veterinária do Campus UFSC Curitibanos tem como demanda a implantação de infraestrutura que permita o processo pleno de ensino-aprendizagem aos alunos. A estrutura física que garantirá o ensino aplicado ao curso trata da Clínica Veterinária Escola que consiste num Complexo composto por diversos setores e edificações que possibilitarão procedimentos clínicos e laboratoriais em pequenos e grandes animais.

Figura 1 – Zoneamento do Complexo

Fonte: COPLAN/DPAE, 2019

A Viabilidade Técnica apresentada tratou especificamente dos setores de Grandes Animais, Patologia e Anatomia os quais totalizarão uma área construída estimada em 2.200m2 divididos entre os setores. Dentro do complexo, é prevista ainda área de 430m2 para piquetes.

Quadro 1 – Áreas

Setor

Área construída estimada
CLÍNICA MÉDICA DE GRANDES ANIMAIS 1.016,40 m²
CLÍNICA CIRÚRGICA DE GRANDES ANIMAIS 741,00 m²
SETOR DE PATOLOGIA E ANATOMIA

460,00 m²

Fonte: COPLAN/DPAE, 2019

Os estudos contemplam avaliações urbanísticas e de infraestrutura que trazem diretrizes técnicas para a construção da Clínica Veterinária Escola. São apresentados, além do local de implantação, índices como afastamentos, recuos e gabaritos; definições para circulação adequada de pedestres, ciclistas e veículos motorizados; acessos de caminhões para descarga dos animais; estacionamentos; restrições ambientais e diretrizes para implantação das diversas infraestruturas associadas como água, esgoto, energia elétrica, lógica e incêndio*.

Nesta viabilidade, especificamente, foram avaliadas ainda questões relacionadas aos efluentes de origem animal e às alternativas para seu tratamento, as quais indicaram a utilização da compostagem como solução mais viável do ponto de vista técnico-operacional. Além do tratamento dos dejetos animais, é prevista a utilização de compostagem também no processo de estabilização de cadáveres e carcaças de animais.

Figura 1 – Estudo de Fluxos Grandes Animais, Patologia e Anatomia

*Saiba mais sobre Estudos de Viabilidade elaborados pelo DPAE clicando aqui