Abertura RDC 007/2019 – Construção – Retomada da Obra CFM-Administrativo do Campus Trindade

06/11/2019 16:54

Aberto o processo licitatório para contratação de empresa, por meio do Regime Diferenciado de Contratações Públicas – RDC, para fornecimento de material e mão de obra destinados à Retomada da Obra CFM-Administrativo do Campus Trindade da Universidade Federal de Santa Catarina (área=3.441,88m²).  Data de abertura: 26/11/2019 às 09:00.

Para mais nformações sobre o processo licitatório RDC Eletrônico 007/2019 visite o site.

Conheça mais sobre a nova edificação:

Uso: O Edifício do CFM-Administrativo será construído para atender às demandas de áreas administrativas e de apoio para o Centro de Ciências Físicas e Matemáticas, que desde a década de 1990 está se mudando aos poucos para o Setor 07 – Exatas do Campus Sede da UFSC, em Florianópolis/SC. A mudança para a nova edificação possibilitará a demolição dos modulados, onde estão instalados precariamente estes espaços com funções administrativas.

Localização: A localização do edifício, indicada pelo setor de Planejamento do DPAE, se deu em função de seu uso, pois a biblioteca, auditório e as secretarias dos cursos tendem a atrair grande quantidade de alunos. Por isso o edifício foi localizado na parte frontal do setor, com fácil acesso aos demais prédios da região, ao EFI (onde ocorrem muitas das aulas do CFM) e à BU – Biblioteca Universitária.

Carcaterísticas Gerais: Trata-se de um prédio com cinco andares e área total de 3.441 m². Uma das premissas do projeto foi a sustentabilidade, por isso o uso de cobertura verde no 3º andar; uso de lâmpadas LED, mais econômicas e resistentes; uso de brises, que controlam a incidência de luz solar e compõem esteticamente as fachadas; uso de alvenaria dupla nas paredes externas, para diminuir o calor e frio provenientes do exterior; uso de divisórias internas em gesso acartonado, proporcionando flexibilidade e facilitando eventuais mudanças de uso durante o ciclo de vida do edifício; aproveitamento da água da chuva para irrigação dos jardins e lavação de calçadas; e acessibilidade em todos os ambientes da edificação.

O sistema construtivo empregado nesta obra será o convencional, muito utilizado no Brasil por conta da disponibilidade de matéria-prima e mão de obra. As fundações e estruturas são de concreto armado e as paredes externas de alvenaria dupla. Internamente haverá o uso de alvenarias simples de tijolos e divisórias em sistema drywall (com placas de gesso acartonado). Considerando o ciclo de vida da edificação, que deve ser de aproximadamente 60 anos, foram selecionados materiais de alta resistência e qualidade, diminuindo assim a necessidade de substituições e manutenções.

Área Externa: Também está prevista a requalificação do entorno do prédio do CFM em área que contempla 1.870 m² de intervenção, onde serão reformuladas as calçadas, criada nova iluminação em LED em escala compatível com o pedestre, instalado mobiliário urbano ao longo do percurso, faixa elevada de travessia, passarelas e bicicletário com 14 vagas.

A urbanização foi projetada de modo a cumprir a legislação vigente no tocante à acessibilidade. A calçada ao longo da Rua Eng. Agr. Andrei Cristian Ferreira será em concreto armado, enquanto as calçadas que acessam o novo Edifício Administrativo e demais edifícios do entorno serão em blocos de concreto intertravado. Os materiais escolhidos contemplaram a prioridade pela alta durabilidade e facilidade para futuras manutenções.

Projetistas: Para que esta obra seja possível, foi preciso muito trabalho da equipe do DPAE. Entre outros técnicos envolvidos em etapas anteriores, destacamos os seguintes profissionais, responsáveis pelos projetos que estão sendo licitados neste momento:

• Projeto de Arquitetura: Arqª Vanessa Mendes Argenta e Arqº Marcelo Michelon Cornetet;
  • Projeto de Paisagismo e Urbanização: Arqº Igor Tadeu Lombardi de Almeida (Projeto Básico) e Arqª Vanessa Mendes Argenta (Estudo preliminar);
  • Projeto Estrutural: Engº Civil Paulo Loeck e Eng. Civil Sabrina Kalise Heinen (Complementação);
  • Projeto de Instalações Elétricas: Engº Eletricista Guilherme Ribeiro de Toledo Barros;
  • Projeto de Prevenção Contra Incêndio e Sistema de Proteção Contra Descargas Atmosféricas: Engº Civil Paulo Loeck;
  • Projeto Hidrossanitário: Engº Civil Paulo Loeck;
  • Projeto de Climatização e Exaustão: Engº Mecânico Peter Klitzke Giesbrecht;
  • Projeto de Instalações de Cabeamento Estruturado e Segurança Patrimonial: Engª Eletricista Patrícia Alessandra Del Corso Broggio;
  • Manual de Uso, Operação e Manutenção da Edificação e seus Sistemas: Arqª Vanessa Mendes Argenta;
  • Elaboração da planilha orçamentária e cronograma físico-financeiro da obra: Engº Civil Denis Bertazzo Watashi; Técnico em Eletrotécnica Hiury Harrison Santos; Engª Civil Isabela Maria Martins e Técnico em Edificações Ricardo Sonntag.