Abertura RDC 008/2019 – Reforma da edificação RU04 para Instalação de Moradia Estudantil Indígena

20/11/2019 14:40

Aberto o processo licitatório para contratação de empresa, por meio do Regime Diferenciado de Contratações Públicas – RDC, para fornecimento de material e mão de obra destinados à Obra de Reforma de Edificação para Instalação da Moradia Estudantil Indígena, situada no Campus Reitor João David Ferreira Lima da Universidade Federal de Santa Catarina (área=542,55m²).  Data de abertura: 03/12/2019 às 09:00.

Para mais informações sobre o processo licitatório RDC Eletrônico 008/2019 visite o site.

Conheça o Projeto da Moradia dos Estudantes Indígenas:

Uso: A nova Moradia dos Estudantes Indígenas tem o propósito de mitigar o déficit de moradia estudantil e intensificar políticas de inclusão social no Campus Universitário.

Localização: A área de intervenção se localiza em parte da estrutura modular em frente ao Restaurante Universitário – RU (edificação RU04), que inicialmente fora concebida para ser a cozinha do antigo RU. Atualmente, o bloco abriga o Laboratório de Biologia Molecular e Biotecnologia de Leveduras. Seu uso será modificado, permanecendo apenas sua estrutura e cobertura, as quais se encontram em bom estado de conservação.

Características físico-espaciais: A moradia terá capacidade para abrigar 60 estudantes, distribuídos em 12 dormitórios. Serão disponibilizados 08 dormitórios para grupos de 06 alunos e 04 dormitórios para estudantes com filhos. A premissa foi de criar um espaço flexível, personalizado e com leiaute agradável, conciliando as necessidades individuais e coletivas, uma vez que diversas etnias ocuparão o mesmo espaço. Em todos os dormitórios serão garantidas qualidades bioclimáticas, tais como iluminação natural e ventilação cruzada, além de sistema de ventilação mecânica nos espaços de longa permanência. Para a criação dos ambientes internos da nova Moradia serão utilizadas paredes em gesso acartonado (com exceção das áreas molhadas) e forro modular, ambos com isolamento termo-acústico. A escolha se deu com o intuito de acelerar o processo construtivo e permitir uma obra com menos resíduos.

Na nova edificação também será criada uma ampla sala de descanso, brinquedoteca, lavanderia e cozinha equipada, que também servirá como ambiente de convivência. Os banheiros possuirão iluminação natural e acabamentos de alta durabilidade.

Área externa: Todos os ambientes foram pensados de modo a garantir a acessibilidade universal, a qual não se limita ao interior da edificação, mas em toda sua área externa, uma vez que as calçadas e os acessos à edificação serão readequados. A edificação receberá nova pintura externa, com cores vibrantes que trarão destaque e identidade para a nova edificação.

Infraestruturas externas: O reservatório de distribuição RU10 passará por uma completa recuperação para garantir a potabilidade da água e a durabilidade da estrutura em si. Atualmente, ele atende o Restaurante Universitário e edificações em seu entorno e que atenderá também a Moradia dos Estudantes Indígenas. Entre os serviços a serem realizados estão incluídos recuperação estrutural, impermeabilização, pintura, limpeza e desinfecção da cisterna e do reservatório elevado.

Equipe técnica:

• Projeto de Arquitetura e Urbanização: Arq. Igor Tadeu Lombardi de Almeida.
  • Projeto Hidrossanitário e de Drenagem Pluvial: Eng. Civil Tatiana Nanuncio Noszczyk;
  • Projeto de Instalações Elétricas: Eng. Eletricista Elias Sebastião de Andrade;
  • Projeto de Prevenção Contra Incêndio: Eng. Civil Sabrina Kalise Heinen;
  • Projeto de Climatização e Exaustão: Eng. Mecânico Peter Klitzke Giesbrecht