Publicados resultados da Pesquisa de satisfação sobre as alterações no sistema viário do Campus Trindade

13/07/2022 15:55

A parceria entre o Departamento de Projetos de Arquitetura e Engenharia (DPAE/SEOMA/UFSC) e a Secretaria de Mobilidade e Planejamento Urbano (SMPU/PMF) viabilizou modificações no sistema viário interno da UFSC – Campus Trindade.

As alterações incluíram: a criação, através da implantação de sinalização horizontal e vertical, de um corredor exclusivo para a linha 185 (UFSC Semidireto) com ponto de ônibus, de área mais pedestres e de ciclofaixas nas vias principais de acesso ao campus. A intervenção buscou trazer uma humanização maior do trânsito, tirando de foco o automóvel particular e dando prioridade a pedestres, ciclistas e usuários do transporte coletivo.

Para compreender a percepção da comunidade acadêmica e da comunidade que vive no entorno do campus Trindade da UFSC perante as alterações realizadas, foi elaborado e aplicado digitalmente um questionário. O questionário contou com questões de múltipla escolha e também descritivas – abertas – e objetivou analisar se as alterações realizadas estão sendo benéficas e como elas estão impactando a vida dessas pessoas, com destaque às perguntas sobre os eixos transporte público, infraestrutura cicloviária e pedestres.

Resultados da Pesquisa

A pesquisa contou com 141 respondentes dos quais 58,9% são estudantes e 28,4% técnicos administrativos. As formas de deslocamento mais utilizadas pelos respondentes são, em ordem, transporte público (56%), a pé (34%), carro próprio (27%) e bicicleta (16,3%). Quanto à satisfação sobre as alterações realizadas, de modo geral, é possível afirmar que a maioria dos respondentes  viram com bons olhos as intervenções, sendo consideradas boas por 74,5% e impactando positivamente o dia a dia de 55,3% dos respondentes.

Sobre o Transporte Público os respondentes possuem boas impressões quanto à operação na nova configuração (incluindo tempo de deslocamento, trajeto e proximidade ao destino) entretanto, foram apontadas observações sobre a infraestrutura e acessibilidade do novo ponto de ônibus localizado na Praça da Cidadania e a necessidade de ampliação de linhas que liguem os bairros ao Campus Trindade.

Quanto à infraestrutura cicloviária, 83,7% dos respondentes afirmam que a criação de ciclofaixas nas principais vias do Campus contribuiu para a circulação de bicicletas dentro do Campus. Os novos trechos dedicados à circulação de bicicletas proporcionaram que 53,2% dos respondentes se sentissem mais seguros para circular de bicicletas no Campus, entretanto, parte dos respondentes fez apontamentos sobre a necessidade de interconexão destas com a malha cicloviária municipal.

A sensação de segurança para circular a pé pelo Campus, com as alterações realizadas, aumentou para 67,4% dos respondentes, mas muitos respondentes relatam a necessidade de maior fiscalização no local coibindo eventuais veículos motorizados que não obedecem a sinalização implantada.

Os resultados da pesquisa podem ser acessados acessando o Relatório de Pesquisa (clique aqui) e embasarão novas ações sobre o trecho.