Colégio de Aplicação – Projeto de Reforma para adequações em acessibilidade é concluído pelo DPAE

09/08/2022 15:40

O Departamento de Projetos em Arquitetura e Engenharia – DPAE informa que foi finalizado o projeto de adequações em acessibilidade para o Colégio de Aplicação – CA. O projeto visa o atendimento à sentença judicial relativa à Ação Civil Pública n.º 5019568-13.2011.404.7200 e dá continuidade às melhorias na acessibilidade e na infraestrutura no Colégio, tornando seus espaços mais inclusivos e confortáveis para todos os alunos, professores e servidores, além de atender às normas de acessibilidade brasileiras.

O projeto, que tem previsão de licitação ainda em 2022 (fase interna da licitação em andamento), e que já conta com parte dos recursos financeiros para a sua execução, inclui a reforma do refeitório, do acesso entre os blocos administrativos e de salas de aula e a reforma do auditório.

As melhorias futuras se somam às obras de acessibilidade realizadas em 2017, momento em que foram executados uma nova guarita e um novo acesso para o Colégio.  Mais de 860m² serão repaginados com a finalização da obra, que tem previsão de duração de 10 meses e custo estimado de R$ 2.920.605,50.

Confira a seguir mais detalhes sobre os principais serviços previstos na intervenção.

No refeitório: além da reforma do espaço para alimentação, será criada uma conexão para o pavimento superior a partir do refeitório, reutilizando a escada e o acesso que atualmente encontram-se interditados. Também será instalada uma nova plataforma elevatória. Será realizado todo o fechamento do refeitório por alvenaria e esquadrias de alumínio (atualmente o fechamento é em cobogós), o telhado atual será substituído por telha metálica trapezoidal sanduíche e será instalado forro em PVC. As paredes receberão nova pintura e será instalado piso antiderrapante com informação tátil – alerta e direcional. O local também receberá nova iluminação.

No acesso entre os blocos administrativos e de salas de aula: será construído elevador com capacidade para 08 passageiros, novas calçadas e rampas de acesso para a ligação entre os blocos. Os novos caminhos serão cobertos e, para isso, haverá a instalação de novas estruturas metálicas com fechamento superior em policarbonato compacto. Também será executado bicicletário com 12 vagas, o que proporcionará mais segurança e incentivará o uso desse meio de locomoção.

No auditório: toda a parte interna do auditório será readequada, em conformidade com as normas e diretrizes vigentes de acessibilidade. Além da reforma da área interna do auditório, com troca das cadeiras, criação de rampa para o palco, troca de luminárias e utilização de novos revestimentos e forro acústico, as áreas de apoio serão melhoradas. O vestiário e os banheiros serão readequados e os acessos ao auditório também serão reformulados: duas novas rampas darão acesso à entrada principal e secundária. No “foyer” será criado um novo banheiro para pessoas com deficiência, além de sala para rack de elétrica e áudio.