Espaços de Serviços e Convivência renovados no CFH – conheça o projeto

09/09/2022 15:51

Já conferiram a repaginada do Hall do Bloco A do Centro de Filosofias e Ciências Humanas – CFH? A intervenção teve obras recém-concluídas e a seguir contamos para vocês o conceito e detalhes do projeto.

A proposta de revitalização do hall surge da necessidade da reorganização dos fluxos, melhoria de questões relacionadas à iluminação e ventilação natural e garantia de mais conforto aos usuários. Distribuído em uma área de 250m², que ocupa a totalidade do pavimento térreo do Bloco A, o hall do CFH se configura como um ambiente de circulação de alunos, professores, servidores e funcionários terceirizados, além de possuir serviços como recepção, almoxarifado, reprografia e lanchonete, caracterizando-se como o principal espaço de serviços e convivência do edifício.

Um dos princípios do projeto arquitetônico foi ampliar a relação de pertencimento e a garantia de uma nova identidade visual ao lugar. Para alcançar esses objetivos, resgatou-se uma das principais funções concebidas inicialmente para o espaço: a de abrigar exposições e manifestações culturais da comunidade acadêmica. Foi criado, portanto, um espaço para exposições temporárias e algumas paredes próximas a escada de circulação foram destinadas a futuras intervenções artísticas, tais como murais, pinturas, grafites, etc. O novo layout e a transferência da reprografia para outra área do hall também permitiram a valorização do antigo jardim, localizado atrás da escada.

Os projetos arquitetônico, de elétrica e hidrossanitário englobaram os seguintes serviços: demolição das paredes, retirada de divisórias em chapas de madeira, retirada de esquadrias e de equipamentos preexistentes, substituição dos pisos, novos revestimentos de parede e forro, (incluindo letreiro com identificação do centro), novo espaço expositivo, reorganização de layout, adequação do banheiro PCD; criação de mobiliário para recepção, guarda de materiais e espaço de estar, novas instalações elétricas, nova iluminação e instalação de bebedouros.

Além desses serviços, a direção do CFH solicitou a inclusão de novo bicicletário na área externa do Bloco A. A previsão de ampliação e adequação dos bicicletários da região do Setor 05 – Humanas – já era prevista no Estudo de Bicicletários desenvolvido pelo DPAE. Com as diretrizes nele constantes e com o projeto padrão de bicicletários já estabelecido, conseguimos incluir na intervenção a implantação de 42 vagas para estacionamento de bicicletas!