Reforma do Bloco A do CED tem edital de licitação das obras publicado

07/12/2022 13:51

Com Edital de Licitação das Obras já publicado e abertura da licitação prevista para 16/12/2022 confira mais informações clicando aqui o Departamento de Projetos de Arquitetura e Engenharia – DPAE apresenta o mais recente projeto concluído pela equipe: a reforma geral da edificação conhecida como Bloco A do Centro de Ciências da Educação – CED, localizado no Setor 05 do Campus Trindade da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC em Florianópolis.

Construído na década 70, o Bloco A (CED01), que compõe um complexo de edificações utilizadas pelo  CED na região, foi uma das primeiras edificações do Campus e foi considerada obra prioritária dentro dos objetivos da política de expansão de matrículas preconizada pelo governo da época[1].

A intervenção, prevista no Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI[2], atende demanda antiga do Centro que, através do Colegiado do CED, definiu junto com o DPAE o programa de necessidades de ocupação da edificação, o qual prioriza a criação de salas de aula. Além da redefinição dos espaços, a obra de reforma geral da edificação de três pavimentos tem como objetivo também sua adequação às normas técnicas e à legislação vigente, com destaque acera das questões de acessibilidade e prevenção contra incêndios.

Os projetos de Arquitetura e complementares, elaborados entre os anos de 2020 e 2022, foram devidamente aprovados nos órgãos competentes: Vigilância Sanitária, Corpo de Bombeiros e Prefeitura Municipal. De igual forma, as aprovações ambientais necessárias às supressões, relocações e compensações de espécimes arbóreos foram realizadas junto ao órgão ambiental municipal.

As adequações que serão realizadas na edificação incluem alterações nos desníveis internos, ampliação de sanitários, instalação de elevador, novas instalações elétricas e hidrossanitárias, de prevenção contra incêndio e climatização, troca da cobertura e a criação de um bloco de ligação com a edificação vizinha (Bloco C) que comunicará todos os pavimentos do CED com o conjunto de edificações do Centro.

Além das adequações na edificação, o projeto também prevê a revitalização do entorno imediato do prédio com a reforma de calçadas e instalação de mobiliário urbano, onde  se destaca a criação de bicicletários que somarão 106 vagas para bicicletas e a adequação de vagas de estacionamento para pessoas com deficiência. Tal urbanização foi projetada considerando o projeto de reformulação da Rua Engº. Agrônomo Andrei Cristian Ferreira, que está em pauta junto a Prefeitura de Florianópolis e que contará com novo trecho de ciclofaixa na área.

Com exceção do projeto de estrutura de concreto, que foi terceirizado, todo o processo de desenvolvimento de projetos e orçamento desta intervenção foram realizados internamente pela equipe do DPAE, envolvendo 16 profissionais entre engenheiros, arquitetos, técnicos e estagiários.

[1] Jornal O ESTADO, Florianópolis, 18/05/1971.

[2] Iniciativa Estratégica de reforma de edificações existentes com mais de 30 anos prevista no Objetivo Gov. 7: Assegurar uma infraestrutura  adequada às atividades da UFSC do PDI UFSC 2021 – 2024 disponível em https://pdi.ufsc.br/pdi-2020-2024/