EVT PARA IMPLANTAÇÃO DE FONTES DE ENERGIA ELÉTRICA DE EMERGÊNCIA EM CURITIBANOS

03/03/2023 16:09

Argumentado pelo histórico de interrupções no fornecimento de energia elétrica pela concessionária local (Histórico da área Sede pode ser observado na Figura 1[1]), o Campus da UFSC em Curitibanos solicitou ao Departamento de Projetos de Arquitetura e Engenharia – DPAE estudo de viabilidade técnica para implantação de gerador de emergência para a edificação CBS01 visando garantir continuidade de pesquisas e atividades vitais da Universidade na Área Sede.

Após análise de informações da região, a Coordenadoria de Planejamento do Espaço Físico procedeu com o Estudo de Viabilidade Técnica EVT 01/2023/COPLAN/DPAE com escopo ampliado a todas as Unidades da UFSC Curitibanos nas quais foram indicadas cargas essenciais [2] pelos responsáveis dos ambientes do referido Campus, a saber: Área Sede, Área Experimental Agropecuária e Área CEDUP.

A partir da avaliação dos dados obtidos, o estudo apresenta propostas e diretrizes para instalação das fontes de energia elétrica de emergência no Campus Curitibanos. Foram realizadas análises e proposições de implantação específicas para cada área com a instalação de nobreaks em algumas unidades e de geradores em outras unidades (Proposta para área Sede pode ser observada na Figura 2). Com a conclusão do Estudo de Viabilidade, a demanda segue agora para a etapa de elaboração dos projetos associados.

Figura 1 – Histórico dos indicadores de interrupção do fornecimento de energia da Área Sede.

Figura 2 – Proposta de implantação dos geradores na Área Sede do Campus Curitibanos.

 

[1] Históricos de outras Unidades de Curitibanos podem ser visualizadas na planilha de monitoramento disponível em https://dpae.ufsc.br/monitoramento-energia/

[2] Define-se como carga essencial ou carga crítica o equipamento ou instalação elétrica que carece de fornecimento ininterrupto de energia, ou seja, aquele que necessita permanecer ligado continuamente a fim de evitar algum dano. Exemplos: Perda de alguma amostra em freezer, prejuízo em algum experimento em andamento, etc.