Reforma do DAC tem obra inaugurada, conheça as intervenções implantadas
Esta semana as edificações que compõem o Departamento Artístico Cultural – DAC serão reabertas para uso pela Comunidade Universitária (+saiba mais). As obras de reforma do conjunto ora concluídas[1] foram possibilitadas por recursos advindos de emenda parlamentar, repassados à Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC e tiveram projetos elaborados pelo Departamento de Projetos de Arquitetura e Engenharia – DPAE.
Os recursos dedicados à implantação de melhorias da estrutura física do conjunto arquitetônico da antiga Igreja Matriz da Paróquia da Santíssima Trindade exigiram urgência na elaboração dos projetos de adequação.
A partir das necessidades do usuário e o tempo exíguo para elaboração dos projetos (3 meses), a intervenção consistiu na pintura externa de todo o conjunto, na adequação da urbanização externa – que inclui a melhoria dos acessos, a padronização das calçadas do entorno – e na execução da segunda etapa da obra de requalificação da Igrejinha.
Conheça a seguir os detalhes dos projetos implantados em cada edificação.
Igrejinha – nesta segunda etapa da reforma da Igrejinha foi incluída reforma do anexo – 73m² (antiga sacristia) com a construção de sanitários, alterações na disposição interna, bem como a instalação de manta de proteção sob o telhado e repintura da fachada.
Teatro – 717m² – a intervenção externa contemplou a relocação dos aparelhos de ar-condicionado, pintura das paredes externas e a instalação de manta de proteção sob o telhado.
Casa do Divino – 130m² – além da pintura das paredes externas e instalação de manta de proteção sob o telhado, foram substituídos os pisos cerâmicos danificados de algumas salas, as quais também foram pintadas internamente.
Urbanização do entorno – 695m² – na intervenção no entorno das edificações, o projeto urbanístico, além de trazer mais qualidade espacial para a área externa do conjunto, previu a padronização dos acessos, calçadas, áreas de estar e melhoria da iluminação externa, contribuindo para mais segurança e conforto aos transeuntes. O projeto também adequou a pavimentação e os acessos de acordo com a NBR9050/2020 e NBR 16537/2016. A calçada da R. Desembargador Vitor Lima, no trecho referente ao conjunto até a chegada da UFSC, foi adequada conforme o padrão do Manual Calçada Certa, da Prefeitura Municipal de Florianópolis.
[1] Licitação: RDCE 007/UFSC/2023; Contrato da obra: 005/UFSC/2024; Custo: R$ 1.139.493,54. Maiores informações sobre o desenvolvimento das obras podem ser consultadas em https://dfo.ufsc.br/refreadconjarqdac/