DPAE ganha identidade visual
Dentro de um grupo de iniciativas realizadas no ano de 2014 pela equipe do DPAE, com o intuito de definir ferramentas que trouxessem ao Departamento processos mais institucionalizados e que evidenciassem sua essência – sua equipe de profissionais, teve-se a ideia de criar uma identidade visual para o Departamento de Projetos de Arquitetura e Engenharia –DPAE, um logotipo para o DPAE para que este pudesse ser utilizado em toda papelaria e documentações de projeto do Departamento (selos das pranchas, memoriais descritivos, manual da edificação, etc).
O DPAE foi criado, através da portaria n°860/GR/2010, a partir do ETUSC – Escritório Técnico Administrativo da UFSC que à época tinha atribuições de projeto, obras e manutenção inseridas em seu corpo técnico e seu logotipo trazia essa informação com o slogan “Projetando & Construindo a UFSC”.
Figura 1 – Logotipo do Escritório Técnico Administrativo da UFSC – ETUSCCom a divisão do ETUSC em dois Departamentos, separando Projetos de Obras e Manutenção, o DPAE ficou então com as atribuições de Projeto que envolvem Planejamento do Espaço Físico e Projeto das Edificações e desde 2010 não possuía logotipo ou qualquer elemento que trouxesse ao Departamento alguma identidade visual.
Assim, a premissa básica para a criação de uma identidade visual para o DPAE era que fosse possível visualizar através da assinatura o fluxo de elaboração de um projeto de edificação na Universidade Federal de Santa Catarina, que não é expedito e necessita de diversas etapas, envolvendo desde o Planejamento (Viabilidades Técnicas, Levantamento de Necessidades e Estudos Preliminares) até o Projeto Executivo em si.
A criação da identidade visual do DPAE foi então desenvolvida pela Coordenadoria de Design e Programação Visual, da Diretoria-Geral de Comunicação, através de um processo de criação que envolveu muitos passos semelhantes à criação de um projeto de edificação.
Levantamento de Necessidades
Reunião com a equipe do DPAE para buscar os valores que deveriam ser passados pela marca, os quais foram estabelecidos: evolução, crescimento, agilidade, competência e seriedade. Em resumo, a marca deveria apresentar, de forma simples, toda a complexidade envolvida no fluxo de trabalho do DPAE
Pesquisa, concepção e desenho
O passo seguinte foi o trabalho de pesquisa, onde foram buscadas algumas referências visuais relevantes para composição do painel semântico. A partir dele é que se iniciou a etapa de concepção gráfica da nova identidade visual que nada mais é do que aproximar o abstrato do concreto, as ideias da forma propriamente dita. Assim foram escolhidas as cores, a tipografia, o desenho do símbolo e a composição final do logotipo.
Tipografia e identidade
O próximo passo é o chamado alfabeto padrão: é com ele que todos os textos associados a uma marca (assinaturas, slogans, textos complementares) serão grafados. Isto auxilia no processo de fixação da nova marca e promove a unidade visual da identidade proposta. No caso específico deste projeto, a tipografia não-serifada chamada Dosis foi escolhida para servir como base para os textos associados à marca.
O nome escrito
Seguindo uma tendência na criação de logotipos, optou-se pela escrita do nome da marca totalmente em minúsculas. Tal providência traz à marca o conceito de dinamismo, contemporaneidade e, ainda, um ar mais humano, menos cartesiano, uma vez que as letras maiúsculas (ou caixa alta), com o advento da internet, adquiriram uma percepção, por parte da maioria das pessoas de algo agressivo e intimidador, semelhante ao “falar alto” em uma conversa. É importante, ainda, observar que as letras foram desenhadas uma a uma, para atender, inclusive a concepção de pares entre o D e P, e entre o A e o E, configurando um trocadilho visual que harmoniza a composição.
Aplicação preferencial – A Identidade visual do DPAE
O logotipo é resultado da soma do símbolo com o nome escrito, onde o símbolo gráfico adotado remete ao símbolo da engenharia, inspirado num catavento, que é bastante carregado de simbologia como energia, movimento, dinâmica.
Assim apresenta-se a versão preferencial de uso do logotipo: em preto e branco, com a assinatura completa (o nome do Departamento por extenso) e o logotipo acompanhado do símbolo gráfico de apoio, inspirado nos conceitos adotados para a marca.