Comunicado – Greve

14/03/2024 12:34

Em decorrência da greve dos servidores técnico-administrativos em educação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) alguns atendimentos deste Departamento poderão não ocorrer ou poderão ocorrer parcialmente.

**NOTA DOS SERVIDORES DPAE QUE ADERIRAM À GREVE**

Os Servidores Técnico-administrativos em Educação (STAEs) lotados no DPAE/PU comunicam a sua adesão à GREVE NACIONAL da categoria a partir do dia 18 de março de 2024.
Diante da relevância da pauta nacional dos STAEs e com o propósito de fortalecer a nossa luta, optamos por interromper as atividades deste departamento em defesa da excelência das Instituições Federais de Educação e contra a precarização dos seus serviços, por isso reivindicamos:

• Reestruturação do plano de carreira (PCCTAE) que está sem atualização desde 2005;
  • Reposição da defasagem salarial e equiparação de benefícios, uma vez que a categoria tem a MENOR remuneração de todo o executivo, com reajuste ZERO previsto para 2024;
  • Recomposição do orçamento para as universidades, que estão praticamente incapazes de cobrir com suas despesas básicas de custeio, e
  • Melhores condições de trabalho para todos os servidores.

Como pauta interna, também apontamos a necessidade de um planejamento integrado para a infraestrutura da universidade, para a melhoria da gestão dos seus ativos.
Durante este período estaremos engajados em atividades de greve junto aos demais servidores e em discussões internas relacionadas ao aprimoramento dos processos de trabalho e à qualidade de vida dos servidores lotados neste departamento.
É importante destacar que uma paralisação prolongada poderá dificultar ou até mesmo inviabilizar a execução dos recursos destinados aos investimentos em infraestrutura no ano de 2024, o que poderá gerar um impacto também nos recursos do ano de 2025.
Nesse cenário, contamos com o apoio de toda a comunidade universitária para pressionar o governo e tornar a greve efetiva, minimizando impactos a médio e longo prazo.
Agradecemos a compreensão e o apoio de todos nesse processo.