DPAE define diretrizes para implantação de 1ª etapa do controle de acesso ao Campus Trindade
Dando sequência ao tema do Controle de Acesso no Campus Trindade, que teve estudo solicitado pela Administração Central e foi apresentado na forma de diagnóstico pelo Relatório Técnico n° 05/2022/COPLAN/DPAE, [+ saiba mais], a Prefeitura Universitária – PU, considerando limitações orçamentárias, solicitou que o Departamento de Projetos de Arquitetura e Engenharia – DPAE delimitasse uma primeira etapa de implantação da proposta.
Em resposta à esta demanda o DPAE vem desenvolvendo estudos e projetos sobre os quais, a seguir, são apresentadas as principais intervenções associadas.
Delimitação da área de intervenção
Para a delimitação de uma primeira etapa de intervenções associada ao controle de acesso do Campus Trindade elaborou-se o Parecer Técnico n°09/2023/COPLAN onde foram avaliados aspectos como ocorrências no Campus que nortearam diagnósticos quanto às regiões mais críticas do ponto de vista de segurança.
A partir dos itens considerados, em destaque a questão de ocorrências, como também as necessidades da Comunidade Universitária que possui atividades nesta região (destaque Centro de Ciências Físicas e Matemáticas – CFM e Colégio de Aplicação – CA) a região entre a Carvoeira e a Trindade, passando pela Serrinha é a área compreendida como prioritária de atendimento quanto aos quesitos de segurança (Figura 1) e foi proposta como 1ª etapa de implantação.
Adicional à delimitação da área o Parecer traz informações sobre localização da área a ter cercamento substituído, a localização de portões e postos de observação e informação, além de especificações técnicas mínimas a serem seguidas na implantação da solução que garantam segurança, conforto e padronização Institucional dos elementos.
Postos de observação e informação
Para a 1ª etapa da intervenção estão previstos 3 postos de observação e informação (guaritas) localizados nos acessos ao Campus via Carvoeira e Via Desembargador Vitor Lima (via CFM e via CSE) conforme pode ser visualizado na Figura 1.
O acesso via Carvoeira, considerando ser um dos principais acessos ao Campus, terá posto de controle mais robusto (Figura 2) e para este foi elaborado o Estudo de Viabilidade Técnica nº01/2024/COPLAN/DPAE/PU. Neste estudo foram avaliadas necessidades especificas do Posto junto à SSI como visibilidade e espaço para viaturas e requisitos ambientais, fundiários e de infraestrutura da região onde estará localizado. A simulação da Figura 2 é ilustrativa para levantamento de custos e estudos de solo. Após priorização da obra pela Administração Central, o projeto será elaborado com definição de formatos, letreiros, cores etc.
Já os postos dos acessos Via Desembargador Vitor Lima, considerando que estão localizados em acesso secundários, mais setorizados (via CFM – Figura 2 – e via CSE), serão de menor dimensão e terão especificações diretas de projeto, seguindo as diretrizes constantes no estudo macro de Controle de Acesso ao Campus Trindade (COPLAN, 2023).
Execução das obras*
Após definição dos recursos de investimentos, as obras desta intervenção serão executadas em duas frentes:
- Substituição de cercamento, Guarita Carvoeira e Guarita CSE/Fórum possuem planejamento concluído e aguardam projeto e licitação específica;
- Guarita CFM tem projeto ora em desenvolvimento e será executada junto às obras de Retomada do CFM Administrativo/Salas de aula CFM/Urbanização Setor 07
* Em decorrência da greve dos servidores técnico-administrativos em educação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) as atividades associadas às licitações de obra estão com cronogramas afetados [+saiba mais]
[Veja outras notícias associadas] COPLAN/DPAE DIVULGA ESTUDO SOBRE IMPLANTAÇÃO DE CONTROLE DE ACESSO NO CAMPUS TRINDADE