Nota DPAE – Esclarecimentos sobre os projetos de redes de infraestrutura do Restaurante Universitário
Considerando a divulgação de notícias nos últimos meses quanto às condições de funcionamento das redes de infraestruturas da Edificação utilizada pelo Restaurante Universitário – RU, o Departamento de Projetos de Arquitetura e Enegnharia – DPAE esclarece, por meio desta nota, sobre projetos das redes de infraestruturas previstas para a edificação.
O projeto do sistema da rede de esgoto, bem como os demais projetos hidrossanitários, foram finalizados por empresa contratada por este Departamento em 2010 e devidamente aprovados pela Vigilância Sanitária na época de sua elaboração.
As infraestruturas como as redes de elétrica, água fria, água quente e esgoto foram dimensionadas para atendimento de um volume de 4.500 refeições diárias e detalhadas para o funcionamento da cozinha com a adoção de layouts operacionais e equipamentos específicos, estes definidos então por consultoria técnica contratada.
As obras do Restaurante, contratadas em licitação para contratatação de fornecimento de material e mão de obra em 2010, foram efetivamente finalizadas em 2012 – Contrato 191/UFSC/2010.
É sabido que atualmente o número de refeições oferecidas pelo Restaurante extrapola o valor para o qual foram dimensionadas as redes de infraestrutura lá existentes. Todavia, essa alteração de volume de produção não foi em tempo algum discutido com a equipe de projetos e desconhecem-se intervenções realizadas para o redimensionamento destas redes.
Alterações na operação do restaurante e mudanças nos tipos de equipamentos utilizados são consideradas, do ponto de vista projetual, alterações estruturantes e implicam em uma revisão geral dos sistemas, possível apenas com a elaboração de novo projeto para ampla reforma da cozinha e suas redes, incluindo mudanças de layout e construção de novos ambientes.
Neste momento o DPAE vem atuando no assessoramento técnico à Administração Central através de representação (Portaria 1537/2024/GR) na Comissão que trata das condições de trabalho no RU e que tem ações focadas em execução de medidas imediatas e definição de processos a médio prazo.