[LICITAÇÃO] CC90003/2024 – Demolição Modulados, Revitalização Setor 09 e Reforma NEMAR
Com data de abertura da Licitação previsto para 31/03/2025, foram publicados os documentos da Concorrência 90003/2024 para contratação de empresa para fornecimento de material e mão de obra destinados a obra de execução de “Fase 1 de Demolições de Edificações, Construção de Urbanização e Reforma NEMAR”, localizado no Campus Reitor João David Ferreira Lima da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em Florianópolis, com área total de demolição de 8.186m², área total de urbanização de 18.055m² e área total de reforma de edificação de 440m².
Acesse o Edital de Licitação clicando aqui.
Conheça a seguir mais detalhes do escopo desta intervenção:
O que vai ser demolido
Projeto de demolição de 17 edificações as quais, majoritariamente, não oferecem condições de segurança para manter as atividades na área. No escopo estão incluídas as demolições de corredores e áreas técnicas que as conectam como subestações e banheiros. Também estão previstas supressões de algumas espécies de árvores, com respectivas autorizações e compensações, e infraestruturas subterrâneas. Além da demolição dos blocos modulados, serão demolidas aquelas construções em estado similar ou com maior precariedade contidas nas áreas imediatas. Os serviços contemplam a remoção de aparelhos de ar-condicionado, remoção de vidros, esquadrias, grades, exaustores, suportes metálicos diversos, materiais cerâmicos e sanitários; demolição de lajes, calçadas, vigas, colunas, alvenarias e coberturas; remoção de materiais e equipamentos elétricos.
Área de demolição. Fonte: DPAE, 2024
Porque vai ser demolido
As edificações conhecidas como ‘Blocos dos Modulados do Básico’, localizadas no Setor 09 do Campus Trindade, foram construídas na década de 70 com sistemas construtivos definidos por normativas internas da época que priorizaram ‘simplicidade e economicidade’. Desde o final dos anos 90 estas construções vêm sendo pauta de destaques quanto às suas condições de conservação e quanto à temporalidade de uso das edificações.
Região modulados/ Setor 09 – anos 80. Fonte: Agecom, 1985
Em 2009, com o início das obras de implantação no Setor 09 do Espaço Físico Integrado (EFI), iniciam-se as primeiras demolições da região. Em 2010, o Plano Diretor UFSC (Revisão Conceitual) destaca a necessidade de renovação da área e volta a realizar afirmações quanto às condições das edificações da área. A partir de 2012, com a conclusão das obras do EFI, surgem demandas adicionais pela renovação do setor com a necessidade de melhoria dos acessos e circulação na região considerando agora o aumento no volume de circulação de alunos no local. Em 2013, iniciam-se na região as obras de novo Bloco para uso pelo Centro de Comunicação Expressão – CCE7 e novas edificações são demolidas na região.
Levando em consideração este histórico tanto de aspectos técnicos de planejamento, de uso e ocupação dos espaços e também consideradas as informações sobre condições de conservação das infraestruturas[1], o Plano de Demolição, elaborado em 2022, definiu a área de intervenção, o faseamento das demolições, as ações balizadoras para a viabilidade desta intervenção – como desocupações e interdições – e os condicionantes para a efetiva renovação da área (mapeamento de infraestruturas remanescentes, recuperações ambientais necessárias, cuidados durante as obras e urbanizações mínimas pós demolições).
Partindo deste planejamento, a Administração Central instituiu pela Portaria n°788/2022/GR um Grupo de Trabalho – GT que atuou na Coordenação das ações de Governança associadas à efetivação da Fase 1 do Plano[2], com foco à relocação das atividades, desocupação das edificações e interdições. O GT, composto por representantes de 02 Centros de Ensino, 06 setores técnicos e comunidade discente, atuou ao longo de 16 meses na realização de levantamentos, diagnósticos, reuniões, articulações e intervenções sobre o espaço físico da Universidade. Em março de 2024 as desocupações e interdições das edificações foram concluídas.
[1] Em 2019 a Comissão constituída pela Portaria n.º15/2019/SEOMA apresenta Parecer Técnico contendo avaliação das condições gerais de instalações elétricas, estruturais e de coberturas e conclui, como encaminhamento quanto às questões de estrutura, pela demolição das edificações. Mais informações n Solicitação Digital n° 003333/2019.
[2] Tratativas realizadas pelo GT encontram-se disponíveis no Processo 23080.060623/2022-16
Revitalizações previstas junto às demolições
Projeto de Urbanização que garante o pleno acesso e circulação na área após as demolições, sendo garantidos Implantação de eixos de deslocamento estruturadores na; Acessibilidade de deslocamento ao longo dos caminhos; Entradas acessíveis às edificações remanescentes à etapa, sejam elas perenes ou previstas de demolição em etapas futuras; Paisagismo e Mobiliário Urbano que permita fruição dos espaços e que seja compatível com conformação urbana futura prevista na região; Bicicletários; Iluminação. Levantamento topográfico, aterro, terraplenagem e respectivo controle geométrico, elaboração de projeto executivo de terraplanagem e drenagem, pavimentação em calçada de concreto, pavimentação em piso intertravado, instalação de piso tátil direcional e alerta, drenagem, escadas, paisagismo e sinalização.
Simulações 3D – Revitalização Setor 09 – Região EFI
Simulações 3d – Revitalização Setor 09 – Acesso Sul EFI
Projeto de Reforma PCI NEMAR: edificação CCB27 presente no Setor 09 será alvo de intervenção, a qual deve garantir maior segurança e acesso aos laboratórios do Núcleo de Estudos do Mar – NEMAR, piso superior da edificação. A construção de novo acesso ao piso superior, ligando o piso superior ao passeio em mesmo nível garantirá o acesso de pessoas com mobilidade reduzida aos laboratórios, além de ser uma saída de emergência mais segura e de acordo com as normas de Prevenção Contra Incêndios. A intervenção também substituirá a escada atual e realizará a reforma elétrica no interior da edificação, aumentando ainda mais a segurança dos usuários.