DPAE define diretrizes para implantação de 1ª etapa do controle de acesso ao Campus Trindade

22/04/2024 14:49

Dando sequência ao tema do Controle de Acesso no Campus Trindade, que teve estudo solicitado pela Administração Central e foi apresentado na forma de diagnóstico pelo Relatório Técnico n° 05/2022/COPLAN/DPAE, [+ saiba mais], a Prefeitura Universitária – PU, considerando limitações orçamentárias, solicitou que o Departamento de Projetos de Arquitetura e Engenharia – DPAE delimitasse uma primeira etapa de implantação da proposta.

Em resposta à esta demanda o DPAE vem desenvolvendo estudos e projetos sobre os quais, a seguir, são apresentadas as principais intervenções associadas.

Delimitação da área de intervenção

Para a delimitação de uma primeira etapa de intervenções associada ao controle de acesso do Campus Trindade elaborou-se o Parecer Técnico n°09/2023/COPLAN onde foram avaliados aspectos como ocorrências no Campus que nortearam diagnósticos quanto às regiões mais críticas do ponto de vista de segurança.

A partir dos itens considerados, em destaque a questão de ocorrências, como também as necessidades da Comunidade Universitária que possui atividades nesta região (destaque Centro de Ciências Físicas e Matemáticas – CFM e Colégio de Aplicação – CA) a região entre a Carvoeira e a Trindade, passando pela Serrinha é a área compreendida como prioritária de atendimento quanto aos quesitos de segurança (Figura 1) e foi proposta como 1ª etapa de implantação.

Figura 1 – Proposta delimitação área primeira etapa controle de acesso Campus Trindade (Fonte:COPLAN, 2023)

Adicional à delimitação da área o Parecer traz informações sobre localização da área a ter cercamento substituído, a localização de portões e postos de observação e informação, além de especificações técnicas mínimas a serem seguidas na implantação da solução que garantam segurança, conforto e padronização Institucional dos elementos.

Postos de observação e informação

Para a 1ª etapa da intervenção estão previstos 3 postos de observação e informação (guaritas) localizados nos acessos ao Campus via Carvoeira e Via Desembargador Vitor Lima (via CFM e via CSE) conforme pode ser visualizado na Figura 1.

O acesso via Carvoeira, considerando ser um dos principais acessos ao Campus, terá posto de controle mais robusto (Figura 2) e para este foi elaborado o Estudo de Viabilidade Técnica nº01/2024/COPLAN/DPAE/PU. Neste estudo foram avaliadas necessidades especificas do Posto junto à SSI como visibilidade e espaço para viaturas e requisitos ambientais, fundiários e de infraestrutura da região onde estará localizado. A simulação da Figura 2 é ilustrativa para levantamento de custos e estudos de solo. Após priorização da obra pela Administração Central, o projeto será elaborado com definição de formatos, letreiros, cores etc.

Já os postos dos acessos Via Desembargador Vitor Lima, considerando que estão localizados em acesso secundários, mais setorizados (via CFM – Figura 2 – e via CSE), serão de menor dimensão e terão especificações diretas de projeto, seguindo as diretrizes constantes no estudo macro de Controle de Acesso ao Campus Trindade (COPLAN, 2023).

Figura 2 – Simulação Posto de Observação acesso via Carvoeira (Fonte: COPLAN,2024)

Figura 3 – Vista Guarita CFM (Fonte:COPAE,no prelo)

Execução das obras*

Após definição dos recursos de investimentos, as obras desta intervenção serão executadas em duas frentes:

  • Substituição de cercamento, Guarita Carvoeira e Guarita CSE/Fórum possuem planejamento concluído e aguardam projeto e licitação específica;
  • Guarita CFM tem projeto ora em desenvolvimento e será executada junto às obras de Retomada do CFM Administrativo/Salas de aula CFM/Urbanização Setor 07

* Em decorrência da greve dos servidores técnico-administrativos em educação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) as atividades associadas às licitações de obra estão com cronogramas afetados [+saiba mais]

[Veja outras notícias associadas]  COPLAN/DPAE DIVULGA ESTUDO SOBRE IMPLANTAÇÃO DE CONTROLE DE ACESSO NO CAMPUS TRINDADE