Campus Araranguá
As atividades do Campus Araranguá são atualmente distribuídas em duas Unidades. A Unidade Jardim das Avenidas – alugada – e a Unidade Mato Alto – sede própria – sobre a qual apresentam-se informações técnicas a seguir.
Criada em 2008, a Unidade Mato Alto é composta por duas áreas (Setor 01 e Setor 02) que totalizam 1.294.420m2, encontrando-se em negociação a ampliação da área UFSC sobre uma terceira área no local.
Com topografia plana e ausência de corpos hídricos ou áreas verdes, a Unidade está inserida em meio urbano, delimitada e cortada por vias públicas. Tem abastecimento das redes municipais de água e esgoto (obra recente de 2020) e encontram-se em tratativas junto ao Município a expansão da rede de drenagem municipal para que esta também chegue até o Campus.
A Unidade conta com 2 edificações construídas no Setor 01: CTS01 – salas de aula e administrativo em 2010 e CTS02 – casa bioclimática em 2015 e 1 edificação em obra no Setor 02 a ser utilizada pelos cursos da Saúde. Em 2020 realizou-se estudo de implantação de containers habitáveis no Setor 01 para utilização por projetos de pesquisa e extensão e no ano de 2021 tem-se o mais recente estudo de planejamento da área com diretrizes de ocupação para todo o Setor 02 (Masterplan) contando com edificações de uso acadêmico, administrativas, convivência e esportivas.
A seguir são apresentadas informações sobre o espaço físico e produtos DPAE já produzidos para a unidade territorial localizada em área própria da UFSC no município de Araranguá.
FIT