DPAE faz balanço de projetos elaborados em 2013

04/04/2014 14:35

O ano de 2014 inicia com diversas novas obras na Universidade Federal de Santa Catarina  refletindo um ano de muita produção no Departamento de Projetos de Arquitetura e Engenharia – DPAE, o qual finalizou um total de 22 projetos em 2013 envolvendo novas edificações e reformas. Além disso, em 2013 o Departamento também elaborou pareceres técnicos, consultas de viabilidade e estudos de ocupação, dos quais se destaca o Campus Sede de Curitibanos que teve seu Plano de Ocupação proposto e que aguarda formalização do Campus para homologar a proposta.

Figura 1 – Campus Sede – Curitibanos – Plano de Ocupação Proposto

Dentre os projetos atendidos encontram-se a ampliação do Centro de Ciências Biológicas  – CCB com três novas edificações, sendo duas edificações com Laboratórios de Ensino distribuídos em 8 pavimentos e ainda uma Unidade Administrativa de 5 pavimentos totalizando 13.080,70m² de área a ser construída.

Outro projeto concluído no ano de 2013 refere-se ao TECMIDIA. Com área de 770m2, a edificação receberá o Laboratório de Pesquisa em Usabilidade e Linguagem para produção de conteúdos para Hipermídia, projeto de pesquisa apoiado pelo CT-INFRA. A edificação receberá grupos de pesquisa em áreas como Animações 3D, Serious Game e RFID (Radio Frequency Identification). Um dos destaques da edificação é a possibilidade de projeções em um painel externo colocado em sua Fachada Leste.

Para o Centro de Comunicação e Expressão – CCE  foi verificada a necessidade de adequação geral do Bloco A. Em acordo com o Centro e com as limitações impostas pelas intervenções a serem feitas com o prédio em funcionamento, a Reforma foi dividida em três etapas, duas das quais tiveram seus projetos concluídos no ano de 2013:

  • Etapa I: Adequação da Prevenção contra Incêndio, Quesitos de acessibilidade e Adequação do sistema de Climatização da TV Radio Jornalismo e do Auditório Henrique Fontes no Bloco B – PROJETO CONCLUÍDO;
  • Etapa II: Revitalização do Vestiário de Artes Cênicas e Adequação do Laboratório de Figurinos localizados nos modulados (CFM) – PROJETO CONCLUÍDO;
  • Etapa III: Adequação Elétrica (envolvendo também cabeamento estruturado e segurança patrimonial) para o Bloco A – PROJETO EM ANDAMENTO.

Para o Centro de Desportos – CDS foi finalizado o projeto de uma nova pista de atletismo que substituirá a existente. A nova pista contará com oito raias, pista de 400 metros, nas dimensões e características recomendadas pela Confederação Brasileira de Atletismo de modo a possibilitar a certificação pela IAAF (International Association of Athletics Federations), além de uma pista de 100 metros, duas pistas de salto com vara, duas pistas de salto triplo e extensão, duas bases para lançamento de peso, uma pista para lançamento de dardo e mais duas pistas para salto em altura. Através da RDC 016/2013 este projeto teve sua obra licitada em dezembro de 2013.

Outro projeto concluído em 2013 trata da ampliação da reserva de água da Moradia Estudantil com a implantação de dois reservatórios inferiores o que reduzirá os problemas com falta de água. Esta obra já se encontra em andamento.

Os Campi Sul da Ilha e Curitibanos também foram contemplados com projetos de novas edificações como o Bezerreiro, Centro de Ordenha, Infraestrutura de Distribuição de Água e Energia Elétrica e de Drenagem e Irrigação para a Fazenda Experimental do Centro de Ciências Agrárias – CCA e o Galpão Vegetal atendendo às atividades na Fazenda Experimental Agropecuária do Campus Curitibanos.

Além de novas construções, muitas reformas foram atendidas pelo Departamento em 2013 como o projeto para Reforma do Centro de Biologia Molecular Estrutural – CeBiMe com a conclusão da edificação para seu uso de forma integral. Também foram concluídos os projetos de reforma do Centro de Materiais e Esterilização – CME do Departamento de Odontologia, ampliação da área de estocagem do LabSolos/LabPavimentação do Departamento de Engenharia Civil, adequação de prevenção contra incêndio na Biblioteca Setorial do Centro de Ciências da Educação – CED, adequação de climatização da Farmacologia no Centro de Ciências Biológicas – CCB, adequações das rampas do Biotério e do LabInovação do Departamento de Engenharia de Controle e Automação, dentre outros.

Todas as obras em andamento na Universidade, resultantes dos projetos provenientes do DPAE, podem ser acompanhadas no site do Departamento de Fiscalização de Obras – DFO (http://dfo.ufsc.br).

Figura 2 – Campus Trindade – MORADIA – Reservatórios – Fachada Principal

Figura 3 – Campus Sul da Ilha – BEZERREIRO – Elevação

2014 será mais um ano de grande esforço para o Departamento

A demanda de ampliação de Espaço Físico da UFSC em todos os Campi da Universidade continua com força no ano de 2014. Já se somam mais de 80 demandas solicitadas ao DPAE que estão sendo avaliadas e priorizadas junto à Pró-Reitoria de Planejamento e Orçamento.

No início deste ano o DPAE já encaminhou o projeto concluído de Ampliação do Departamento de Engenharia Química e de Alimentos – EQA para contratação de suas obras e as especificações arquitetônicas para aquisição de Container Bar que antenderá à demanda de lanchonete na área do Centro Sócio-Econômico – CSE. Além disso, estão em fase de finalização de orçamentos os projetos para as obras de Ampliação do Departamento de Engenharia Civil (ampliação dos Blocos A e B e construção de bloco de ligação) e de implantação de elevadores em diversas edificações (Departamento de Engenharia de Produção, Departamento de Engenharia Sanitária, Núcleo de Capacitação do Hospital Universitário – HU, Microscopia, Centro de Ciências da Saúde – CCS e Centro Sócio-Econômico – CSE) do Campus Trindade ampliando a acessibilidade nestes locais.

Foi assinado, ainda, o contrato de elaboração do Projeto do Hospital Clínico Veterinário – HCV de Curitibanos e está em andamento o levantamento topográfico completo dos três terrenos da UFSC neste município (Campus Sede, Fazenda Experimental e Fazenda Agropecuária). Ainda para Curitibanos destaca-se que o projeto de uma nova edificação com Salas de Aula e Laboratórios de Ensino – CBS02 – que está em fase final de elaboração e já possui seu Projeto de Prevenção Contra Incêndio aprovado pelo Corpo de Bombeiros.

Neste início de ano destacamos ainda a elaboração de projetos para o Campus Joinville. Este Centro está finalizando, através de sua Comissão de Espaço Físico, o programa de necessidades que complementará o Termo de Referência gerado pelo DPAE para que então sejam contratados os projetos do Bloco CEM01 que tem mais de 11.000m2.

Figura 4 – Campus Trindade – CSE – Container Bar – Perspectiva Geral

 
Figura 5 – Campus Sede Curitibanos – CBS02  

Assessoria

Vale destacar que além da gestão e elaboração de projetos para todos os Campi da Universidade Federal de Santa Catarina, o Departamento de Projetos de Arquitetura e Engenharia possui como atividades recorrentes a assessoria e consultoria aos setores como o Departamento de Fiscalização de Obras – DFO, o Departamento de Manutenção Predial e de Infraestrutura – DMPI, Departamento de Licitações – DPL, Departamento de Compras – DCOM e Administração Central.

 Site

Visando permitir que todos os usuários acompanhem o status de elaboração do projeto, tornando o processo ainda mais transparente, o DPAE estabeleceu também como meta de 2014 a reativação e manutenção de seu website onde periodicamente serão atualizadas informações dos projetos em andamento e projetos concluídos. Será ainda possível conhecer o processo de elaboração de projeto através de um fluxo didático contendo todas as etapas, desde o planejamento até a licitação da obra.

Saiba mais: http://dpae.proplan.ufsc.br/