NOVAS OBRAS SÃO VISITADAS POR EQUIPE TÉCNICA DPAE

05/02/2016 09:27

Nas últimas semanas de janeiro, equipes do Departamento de Projetos de Arquitetura e Engenharia (DPAE) visitaram mais obras em andamento da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC desta vez no Campus Trindade em Florianópolis.

As obras visitadas tratam dos novos Blocos de Laboratórios do Centro de Filosofia e Humanas – CFH, do Laboratório de Pesquisa em Usabilidade e Linguagem para produção de conteúdos para Hipermídia- TECMIDIA e do Bloco de Salas de Aula e Laboratórios do Centro de Comunicação e Expressão – CCE.

O Projeto dos Blocos E/F e E-Anexo do CFH, coordenado pela Arqª Giseli Zuchetto Knak, possui área construída de 6.003,25m² divididos em duas edificações, tendo uma delas 7 pavimentos (bloco E/F) e a outra 2 pavimentos (bloco E-anexo). As novas edificações abrigarão Laboratórios de Ensino e Pesquisa principalmente dos cursos de Geologia, Geografia e Oceanografia, Secretarias de coordenações e de departamentos de diversos cursos de graduação do centro de ensino, auditório, direção entre outros.

Dentre as soluções adotadas nas edificações destacam-se:

• Shed que permite a entrada de luz natural e funciona como extrator do ar quente (circulação do 2º pavimento do bloco E-anexo),
  • Telhado verde extensivo (bloco E-anexo), que será visualizado das edificações do entorno (bloco D do CED, bloco D do CFH e bloco E/F do CFH),
  • Brises de concreto com prateleiras de luz utilizadas nas fachadas norte dos dois blocos, para melhor aproveitamento da luz natural e redução da incidência direta da radiação solar,
  • Brises metálicos fixos nas fachadas norte e brises metálicos móveis nas fachadas oeste de ambas as edificações, para controle da entrada de luz natural nos diferentes períodos do dia e épocas do ano,
  • Cores adotadas nas fachadas: cor clara nas paredes externas dos ambientes de permanência, a fim de que absorvam pouca radiação solar, havendo menor ganho de calor e minimizando a necessidade de refrigeração artificial, e uso de cor escura nos demais ambientes (circulações verticais e copas, por exemplo).
  • Aproveitamento de água da chuva (bloco E/F) para utilização nas bacias sanitárias e nos mictórios dos sanitários.
IMG_5084 IMG_5054 IMG_5057 IMG_5050
CFH – Acesso CFH – Fachada CFH – Cobertura Verde CFH – Shed

Já o TECMIDIA, vinculado à Pró-Reitoria de Pesquisa – PROPESQ trata de uma edificação que será utilizada pelo DesignLab. Este Laboratório é vinculado ao programa de Graduação e Pós-Graduação em Design e trabalho com pesquisas em mídias digitais desenvolvendo curta-metragens, séries animadas, games, simuladores e projetos de tecnologias para a saúde.

Coordenado pela Arqª Vanessa Argenta, o projeto foi concluído em 2013 e conta com área de construção de 772,67 m² sendo constituído de um grande estúdio e áreas técnicas de apoio. A edificação conta com fachada em painéis metálicos, seguindo preceitos da construção limpa com reduzida manutenção e possui também, na área externa, uma parede de projeção, onde poderão ser exibidos os filmes produzidos no local e que poderá ser utilizado por eventos da Universidade, qualificando o espaço público.

Jpeg IMG_5093 IMG_5095
TECMIDIA – Fachada em painéis metálicos/ Parede de Projeção TECMIDIA – Estúdio TECMIDIA – Estúdio – Passarela de filmagem

O CCE, já em fase de acabamentos, conta com uma área de 4611,69 m2  que abrigará salas de aula, laboratório e administração dos cursos de Cinema, Artes Cênicas e Design. Coordenado pela Arq. Leila da Silva Cardozo o projeto concluído em 2012 conta, entre outros, com os seguinte ambientes: Salas de Ensaio e o Laboratório de Estudos de Artes Cênicas que abrigará os ensaios e apresentações das montagens teatrais do curso de Artes Cênicas e Estúdios e Sala de Projeção para o curso de Cinema, os quais possuem isolamento acústico de pisos, paredes, forros e esquadrias através do sistema box in box.

2016-01-22 09.59.28 2016-01-22 10.04.12 2016-01-22 10.49.39
CCE – Acesso CCE – Fachada CCE – Laboratório de Estudos de Artes Cênicas

Conheça também outros PROJETOS CONCLUÍDOS pelo DPAE e/ou confira mais fotos da obra pelo site do Departamento de Fiscalização de Obras – DFO: TECMIDIA, CFH, CCE

Confira ainda em time-lapse com a evolução das obras do TECMIDIA.