Preciso de um prédio! Qual será o produto?

14/08/2017 14:09

Afinal, o que é esse tal de projeto? Quais são os produtos que serão gerados a partir da minha solicitação de projeto de nova edificação?

Segundo a NBR 13531/1995 da ABNT: a elaboração de projeto de edificação consiste na “Determinação e representação prévias dos atributos funcionais, formais e técnicos de elementos da edificação a construir, a pré-fabricar, a montar, a ampliar, a reduzir, a modificar ou a recuperar, abrangendo os ambientes exteriores e interiores e os projetos de elementos da edificação e das instalações prediais”.

Após o recebimento do Caderno de Solicitações preenchido e da emissão da Viabilidade técnica, é marcada uma reunião inicial com o solicitante e o arquiteto designado, dando início ao processo de elaboração do projeto em si. A partir dos dados contidos nesses dois documentos, da interação com o solicitante e os responsáveis pelos diferentes ambientes da futura edificação e da consulta às normas pertinentes, o(a) arquiteto(a) elabora o Programa de Necessidades da edificação, reunindo assim toda informação técnica e características funcionais e espaciais necessárias para a adequada concepção da nova edificação.

Baseado no Programa de Necessidades é desenvolvido então o Estudo Preliminar Arquitetônico, representação gráfica e expositiva apresentando a configuração espacial e volumétrica da proposta arquitetônica inicial e dos elementos construtivos. Tanto esta como a etapa anterior do Programa de Necessidades é então submetida individualmente ao solicitante para sua avaliação e aprovação, possibilitando assim a continuação do processo projetual.

A proposta arquitetônica é então aprofundada e dá-se início à elaboração dos projetos complementares (instalações prediais, sistema de proteção contra incêndio, etc.). Assim que o desenvolvimento dos projetos atinge um grau de definição avançado é possível a confecção do Projeto Legal, uma versão intermediária do projeto que é submetida aos órgãos técnicos pertinentes em formato específico para demonstrar o atendimento a todas as exigências legais aplicáveis para a edificação em questão.

Após a aprovação dos órgãos competentes, e/ou alterações do projeto a partir das pendências apontadas por eles, começa a etapa dos Projetos básicos de arquitetura e complementares, onde são produzidas todas as representações gráficas (plantas, cortes, elevações, detalhes) e textuais (memorial descritivo, de cálculo, planilha de quantitativos) necessárias à total compreensão dos serviços a serem executados em obra para se atingir a perfeita execução da edificação e suas instalações prediais.

Com a finalização dos produtos dos Projetos básicos inicia-se a elaboração do Orçamento analítico e do cronograma físico-financeiro da obra. Através da consulta de custos unitários de tabelas referenciais reconhecidos (ex.: Sinapi), elaboração de composições próprias e da definição da taxa de BDI são produzidas planilhas com estimativas detalhadas dos custos e prazos previstos para a completa execução da obra.

Somente após a finalização dos Projetos básicos e do Orçamento analítico é possível montar o processo licitatório que resultará na contratação de uma empresa capacitada para a execução da edificação solicitada, assim que houver o aporte financeiro para tal.

Para entender melhor esta etapa, confira neste infográfico o fluxo do processo projetual, pelo qual passa toda nova edificação para a UFSC. O infográfico foi elaborado na forma de fluxo para transparecer a reação em cadeia que qualquer alteração de decisão posterior ocasiona no processo projetual, acarretando em prejuízo de recursos e em atrasos na materialização da edificação.