Preciso de um prédio! E depois?

30/08/2017 17:11

O projeto está pronto! E agora?

Após passar por todas as etapas, da idealização à finalização do projeto, com as devidas aprovações, deve ser realizada a montagem da pasta do projeto. Nesta pasta irão os documentos técnicos e administrativos  necessários para se compor e definir a abertura do processo licitatório para contratação de empresa técnica especializada para construção ou reforma da edificação. É nesta etapa que se motiva o processo licitatório, o qual se baseia na Lei Federal nº 8.666/1993 (Lei de Licitações e Contratos), que visa garantir a contratação mais vantajosa para o poder público, seja de serviços, obras ou produtos.
Tudo que é adquirido pelo setor público deve passar pelo processo licitatório, nos mesmos moldes desta lei, de forma a garantir transparência, baseado nos princípios da legalidade, impessoalidade, isonomia, moralidade, eficiência e economicidade.
Na documentação da Licitação, é imprescindível que o objeto da licitação (obra/reforma) esteja bem especificado, o memorial das especialidades precisa estar bem definido e o edital também deve ser claro e específico.
Todas as etapas buscam a garantia de um certame claro, legal e que promova a concorrência, para que se tenha um resultado vantajoso para a coletividade, que é a melhor qualidade pelo menor preço.

Para entender melhor esta etapa, confira neste infográfico o conjunto de ações envolvidas no processo licitatório da UFSC, após a finalização dos projetos.

Para verificar as obras que estão em andamento, frutos de projetos elaborados pelo DPAE, consultar o site do DFO/SEOMA.

Mas a participação do DPAE na realização do sonho de uma nova edificação não termina aqui: durante a obra ainda haverá acompanhamento e consulta técnica sobre os projetos, assessoria para aditivos de materiais e serviços, recebimento e arquivamento dos projetos as-built (ou “como construídos”, elaborados pela empresa construtora). Após 5 anos de uso da edificação, será realizada a Avaliação Pós -Ocupação da mesma, para definir melhorias necessárias, quais as necessidades recorrentes de manutenção, possíveis mudanças de uso, melhoria na eficiência energética, satisfação dos usuários, dentre outros fatores.