Reestruturação do Sistema Elétrico do Campus Trindade

11/09/2017 16:11

Reestruturação do Sistema Elétrico do Campus Trindade

O DPAE está envolvido ativamente na reestruturação do sistema elétrico de média tensão do Campus Trindade. Buscando soluções no curto/médio prazo, várias intervenções estão em andamento, para melhoria da rede.

O Campus Reitor João David Ferreira Lima conta com 56 anos de existência. Ao longo desse período, a Universidade cresceu: novos cursos e novas edificações foram incorporadas. Todavia, muitas vezes a infraestrutura elétrica não acompanhou o ritmo dos investimentos em ampliação de edificações, por falta de recursos financeiros e humanos.

Em busca da garantia de segurança e continuidade do fornecimento de energia elétrica no Campus Trindade, algumas providências estão em andamento desde 2015, voltadas à rede de média tensão (13,8kV).

Dentre as ações de maior impacto para melhoria da rede, destacam-se:

• Nova entrada de energia elétrica via Pantanal (CDS): A obra foi finalizada no primeiro semestre de 2017 e conta com 3,1MVA de potência instalada.
  • Ampliação de Entrada de Energia via Trindade (DAE): Com custo estimado de 880 mil reais, esta nova entrada contará com 3,5MVA de potência instalada, buscando desafogar o sistema da Cidade Universitária. A previsão é que a obra seja concluída em 2018.
  • Reforma Entrada “Cidade Universitária”: A principal entrada de energia do Campus Trindade terá melhores condições de funcionamento com as novas entradas de energia em média tensão já mencionadas. Contudo, sua reforma ainda é necessária: com potência instalada de 15,3 MVA (já se desconsiderado as cargas redistribuídas para outras unidades consumidoras), a intervenção encontra-se em fase de planejamento (viabilidade técnica).

Para saber mais, entre em contato conosco: dpae@contato.ufsc.br .