Equipe DPAE tem artigo apresentado em Conferência Internacional de Bogotá

17/10/2018 17:02

Em setembro deste ano, o DPAE marcou presença na Conferência Internacional PBL for Sustainable Cities realizada entre os dias 19/09/2018 e 21/09/2018 na Universidad del Rosario em Bogotá, Colômbia. Este evento promoveu o intercâmbio de informações entre universidades da Europa e América Latina sobre experiências de aplicação da metodologia de ensino PBL – Problem Based Learning.

Na conferência, dentre diversos aspectos, foram abordados: a interação com atores externos a partir de projetos acadêmicos, o trabalho interdisciplinar necessário para resolver os problemas do entorno, a aplicação da teoria a problemas reais e o papel mais ativo dos alunos no desenvolvimento de projetos institucionais direcionados às políticas públicas.

Durante o evento a Arq. Camila Poeta Mangrich (COPLAN/DPAE) apresentou o artigo intitulado ‘Finding the relations of human and nature dynamics through collaborative data and integrative process’ o qual foi elaborado em parceria com a Eng. Carolina Cannella Peña (COPLAN/DPAE) e o Prof. José Ripper Kós (POSARQ/CTC).

O estudo apresentado no artigo objetivou mapear as relações entre as dinâmicas naturais (cursos d´água) e humanas (fluxos de circulação e locais de permanência) através da análise de informações coletadas a partir de dois diferentes métodos de coleta de dados digitais referente à circulação de pessoas no Campus: access point e pesquisa online, dados estes que foram obtidos através de um processo colaborativo envolvendo setores técnicos e acadêmicos da Universidade.

Acesse nossa página de produções acadêmicas para conhecer este artigo e demais publicações elaboradas pelos Técnicos de nosso Departamento.