DPAE ministra conteúdo em curso de sustentabilidade para administradores de edifícios

05/11/2018 18:37

Em parceria com o Departamento de Manutenção Predial e de Infraestrutura- DMPI, Coordenadoria de Gestão Ambiental – CGA e professores do Centro de Ciências Biológicas – CCB, dos dias 2 a 25 de outubro o DPAE ministrou o curso “Sustentabilidade para administradores de edifícios” com o objetivo de capacitar os administradores de edifícios da Universidade sobre as temáticas sustentáveis no âmbito da UFSC e na manutenção adequada dos elementos instalados na edificação.

Durante o curso abordaram-se temas como consumo consciente, geração e destinação correta dos resíduos, plano de ações contra o Aedes Egypti, acessibilidade, prevenção contra incêndio, economia de energia e manutenção da parte elétrica, economia de água e manutenção de componentes hidráulicos e sanitários, animais e áreas verdes. Os participantes, incluindo administradores de edifícios de outros campi, puderam trazer situações reais do dia a dia nas edificações em que trabalham, questionando alguns procedimentos de manutenção.

O DPAE ficou responsável pelos temas de acessibilidade e prevenção contra incêndio. A Arqª Fabrícia de Oliveira Grando falou sobre o conceito de acessibilidade universal, conscientizando os presentes sobre o motivo de criar e manter áreas acessíveis às necessidades de todas as pessoas. Foram apresentados aspectos da NBR 9050 como larguras corredores e portas, alturas de bancadas e bebedouros, inclinações de rampas, pisos táteis dentre vários outros elementos arquitetônicos. A Engª Civil Sabrina Kalise Heinen falou sobre prevenção contra incêndio, explicando o que é, para que serve, e indicando a manutenção adequada de cada sistema de prevenção implantado, tais como extintores, iluminação de emergência, alarme, dentre outros.

Confira nossa apresentação neste curso e materiais de outros cursos já ministrados por técnicos de nossa equipe em  http://dpaeseplan.paginas.ufsc.br/cursos/ ‎