DPAE apresenta MasterPlan da UFSC em Araranguá

05/08/2021 13:35

UFSC Araranguá, fundada em 2008, iniciou suas atividades com cursos na área de tecnologia (Tecnologias da Informação e Comunicação e Engenharia de Energia). Em 2011 os cursos de Engenharia da Computação e Fisioterapia foram criados, ampliando suas atividades na última década. A infraestrutura inicial da Unidade Mato Alto tornou-se insuficiente.

Dessa forma, a UFSC Araranguá também passou a ter atividades no bairro Jardim das Avenidas, em uma estrutura alugada. As atividades foram organizadas da seguinte forma: a Unidade Jardim das Avenidas passou a abrigar os cursos de graduação e as unidades administrativas, enquanto a Unidade Mato Alto passou a abrigar os cursos de Pós-Graduação e laboratórios de pesquisa.

A partir da demanda de construção de nova edificação na Unidade Mato Alto para abrigar as atividades de ensino de cursos da área da Saúde, fez-se necessária a retomada de estudos de sua área, pensando o espaço como um todo, através da criação de áreas integradas com o entorno e que apresentem acessibilidade e infraestrutura otimizada. A partir desta necessidade, estudos de Planejamento Urbano e de Infraestruturas vem sendo desenvolvidos para a implantação de edificações na área e culminaram em diretrizes de uso e ocupação do Campus que foram sistematizadas no MasterPlan de Araranguá, ora publicado, focado na consolidação da área a partir do Setor 02 (Figura 1), onde hoje está sendo construída a edificação para cursos da Saúde.

O MasterPlan apresenta, a partir de avaliação do contexto atual da área e da legislação vigente, uma série de diretrizes urbanísticas e princípios que devem orientar e reger o uso e ocupação do espaço físico do local. Taxa de ocupação, Taxa de permeabilidade, Índices de aproveitamento do Terreno, Afastamentos, Gabaritos, Vagas de estacionamento para veículos e bicicletas, acessos, fluxos de circulação e áreas de convivência são apresentadas na proposta urbanística final do MasterPlan.

O Estudo mostra, para o Setor 02, a implantação de 09 edificações, 04 bolsões de estacionamento de veículos, uma praça integradora como acesso principal ao setor e as suas edificações, áreas de convivência, bicicletários, áreas técnicas e áreas verdes. As edificações previstas possuirão atividades voltadas para o uso acadêmico e administrativo. Entretanto, vonsiderado como um Setor integrador e estratégico, dada a existência do Setor 01 e a possibilidade de ampliação do Campus com a incorporação do Setor 03 (em tratativas fundiárias para incorporação), também foram previstas edificações mulitusuário como a implantação de uma quadra poliesportiva e um edifício para atividades culturais, aos moldes do Centro de Cultura e Eventos da UFSC Trindade. Essas duas edificações serão localizadas mais próximas ao sistema viário adjacente  ao campus, de modo que possam ser acessadas a partir da rua em dias que o campus não estiver funcionando.

O MasterPlan é um pontapé inicial para a consolidação do Campus Próprio da UFSC em Araranguá permitindo o avanço de construções no local de maneira ordenada. O Planejamento Estratégico da UFSC Araranguá deve avançar para que seja possível a ampliação destas diretrizes aos demais Setores do campus, sendo alinhadas as definições das necessidades da UFSC quanto às políticas de ensino, pesquisa e extensão, como por exemplo, o estabelecimento de ações sobre permanência, expansão de cursos e espaços de pesquisas interinas.

Confira o material completo acessando nossa coleção do Repositório UFSC https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/200212