Biblioteca Universitária Central – Histórico do Espaço Físico

28/10/2021 10:27

O primeiro projeto da Biblioteca Universitária Central (BU) é de 1974 e foi feito pelos  Arquitetos Luiz Felipe Gama d’Eça e David Ferreira Lima (filho do fundador e primeiro Reitor da UFSC João David Ferreira Lima). Sua concepção já previa a execução da obra em 3 etapas: Ala A, Ala B e Ala C, como podemos ver na implantação a baixo. A Ala A da BU, que tinha como diferencial uma rampa externa para acesso ao segundo pavimento e o acesso ao térreo pela fachada leste, foi inaugurada em 1976. 

Figura 1: Projeto Arquitetônico original BU – Implantação, Fachadas e  Planta Baixa Segundo Superior

Fonte: Acervo DPAE, 1976

No projeto para construção da Ala 2, foi feita uma alteração do planejamento original com a demolição da rampa externa e incorporação dessa área para o interior da BU. Há relatos que, por ser uma rampa com inclinação maior que a norma atual determina e por estar exposta a intempéries, eram comuns os acidentes e quedas no local. A obra, que data dos anos 90, também foi projetada pelo Arquiteto David Ferreira Lima, um dos projetistas da primeira etapa. 

Figura 2: Projeto Arquitetônico ampliação BU – Planta Baixa Térreo

Fonte: Acervo DPAE, 1995

Ao longo dos anos a Biblioteca Central recebeu intervenções de reforma como alterações de layouts internos, ampliações de seu espaço físico e incorporação de sistema de climatização. A última intervenção executada foi em 2018, nas áreas externas da região da BU. Fazendo parte do Projeto Rotas Acessíveis, a área recebeu melhorias na acessibilidade ao local.

Figura 4 – Projeto Rotas Acessíveis – Trecho I implantado – Acesso BU

Fonte: Acervo DPAE, 2020