DPAE publica Relatório Energia UFSC 2020

03/11/2021 16:23

Estão disponíveis as informações sobre energia elétrica na Universidade Federal de Santa Catarina UFSC respectivas ao ano de 2020.

Com dados de consumo, custo, demanda e área de abrangência, o relatório oferece um panorama geral sobre os dados de cada uma das Unidades Consumidoras (UCs) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e também proporciona conhecimento aos usuários sobre o uso local destes recursos, podendo todos os Campi perceber sua representatividade em comparação ao total da instituição. As informações apresentam síntese de ocorrências contratuais e fatores observados no período que influenciaram os perfis de gastos, consumos e demandas das UCs da UFSC, contendo informações anuais, bem como análises comparativas com valores dos últimos 5 anos para os Campi Florianópolis, Curitibanos, Araranguá, Joinville e Blumenau.

Em 2020, a equipe de Fiscalização1 dos serviços prestados pela CELESC geriu contratos de 84 Unidades Consumidoras da Universidade.

O consumo e as despesas com energia, usualmente afetadas por alterações climáticas ou pelas férias escolares, passaram, a partir de 2020 a serem afetadas também pelo advento da pandemia causada pela COVID-19.

Consumos e despesas de energia na UFSC tiveram reduções em torno de 30% quando comparadas ao ano anterior de 2019. A suspensão da maioria das atividades presencias nos campi da UFSC2, a suspensão do sistema de bandeiras tarifárias3 ao longo de sete meses de 2020 e a ausência de cobranças de multas e juros por atraso de pagamento durante este mesmo período tiveram papel central nestas reduções.

Além dos impactos observados sobre consumos e despesas, a chegada repentina da pandemia e as incertezas quanto à quanto duraria a situação anularam os planejamentos originais realizados para definir as demandas contratadas em cada UC da Universidade. Adicionalmente, as limitações de alterações contratuais estipuladas pela Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL exigiram um exaustivo envolvimento da fiscalização nas negociações junto à concessionária para adequação nos contratos das 84 UCs da UFSC.

Não menos importante cabe destacar também que a mudança da forma dos trâmites junto à concessionária que passaram a ser, quase em sua integralidade, digitais e a alteração na forma de comunicação, onde telefones fixos e agendamentos estiveram suspensos sem alternativas imediatas disponíveis, também dificultaram a rapidez, articulação e fluidez que a situação exigia.

2020 e 2021 vem sendo anos desafiadores para a Universidade, seja na esfera acadêmica, seja na esfera administrativa. O acompanhamento de um contrato de valores tão expressivos, incluindo os registros institucionalizados de todas as ações realizadas ao longo do ano como é o caso do Relatório Anual de Energia da UFSC, é tarefa estruturante na Universidade e vem permitindo uma gestão focada na preservação do erário e na profissionalização do serviço público.

Confira informações da UFSC em seu município, em sua Unidade Consumidora. Saiba todas as atividades envolvidas na fiscalização do contrato de fornecimento de energia, conheça as principais ocorrências e entenda a composição das despesas.

Acesse o conteúdo completo do Relatório Energia UFSC de 2020, e de anos anteriores, no menu ‘Relatórios e Publicações’ em https://dpae.ufsc.br/monitoramento-energia/

1 responsável pela fiscalização e acompanhamento dos serviços prestados pelas Centrais Elétricas de Santa Catarina (CELESC) – Processo nº 23080.004465/2013-15 (contrato nº 00253/2013
2 Portaria Normativa nº 353/2020/GR
3 Suspensão das bandeiras tarifarias: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/despacho-n-1.511-de-26-de-maio-de-2020-259412543