Setor 09 (Renovação) –  Planejamento de demolições e desocupações na região 

29/06/2022 18:05

Desde o final dos anos 90 as construções conhecidas como ‘Blocos dos Modulados’, localizadas no Setor 09 do Campus Trindade vêm sendo pauta de destaques quanto às suas condições de conservação e quanto à temporalidade de uso das edificações.

Construídas na década de 70, as edificações passaram, ao longo dos anos, por intervenções pontuais em sua infraestrutura, entretanto é somente a partir do diagnóstico realizado pela Comissão multisetorial constituída pela Portaria n.º15/2019/SEOMA, e apresentado em setembro de 2019, que o prognóstico de desativação dos blocos se confirmou.

“Dado que os problemas estruturais estão espalhados por quase toda a edificação, sua recuperação completa seria uma operação bastante onerosa, demorada e complexa, dado que a edificação já é antiga e encontra-se bastante desgastada pelo uso e pelo tempo. Dessa forma, essa recuperação tende a ser tecnicamente inviável.” (Parecer Técnico Comissão Portaria n.º15/2019/SEOMA – SD061443/2019)

A partir disso, a Coordenadoria de Planejamento do Espaço Físico – COPLAN do Departamento de Projetos de Arquitetura e Engenharia – DPAE parte para uma maior caracterização da área com a realização de levantamentos cadastrais das infraestruturas existentes na região, e análises de outros aspectos técnicos que endossaram o prognóstico de demolição. Cota de inundação, uso e ocupação da área, planejamento urbano previsto no setor, potencial construtivo da área e questões ambientais foram itens avaliados  e que corroboraram com o diagnóstico de efetiva necessidade de demolição de edificações no Setor.

Assim, levando em consideração aspectos técnicos de planejamento urbano e informações de infraestruturas associados à critérios de uso e ocupação dos espaços, apresentou-se, no Relatório Técnico 02/2022 (SD03333/2019), um Plano de Demolição (Figura 1) que permitirá a renovação do Setor 09. Neste Plano são detalhadas informações sobre:

  • área de intervenção;
  • faseamento das demolições;
  • ações que  balizarão os próximos passos das demolições (como desocupações e interdições) e;
  • condicionantes para a efetiva renovação da área (infraestruturas remanescentes, recuperações ambientais, cuidados durante as obras e urbanizações mínimas pós demolições) .

Partindo deste planejamento, a Administração Central instituiu em 25 de maio de 2022 (Portaria n°788/2022/GR) um Grupo de Trabalho que vem atuando na Coordenação das ações de Governança associadas à efetivação da Fase 1 do Plano. Conforme divulgado pelo Ofício Circular n⁰ 001/2022/COPLAN/DPAE/SEOMA o Grupo de Trabalho estará, nos próximos meses, atuando na realização de levantamentos, reuniões, identificando ações complementares e formalizando necessidades aos setores competentes da Instituição com o objetivo de viabilizar as ações de demolições.

Os levantamentos necessários para elaboração dos projetos de demolição já foram feitos pela Coordenadoria de Projetos de Arquitetura e Engenharia – COPAE do DPAE e assim que estabelecidos alguns encaminhamentos mínimos necessários dentro do Grupo de Trabalho como questões patrimoniais mobiliárias e imobiliárias, estes projetos da Fase 1 terão continuidade para que a demolição possa ser efetivada assim que as edificações forem desocupadas.


Figura 1- Setor 09 – Plano de Demolição – Faseamento – LocalizaçãoFonte: COPLAN, 2022

 

Para Dúvidas e Esclarecimentos – coplan@contato.ufsc.br