Centro de Pesquisas Ambientais e Agroveterinárias em Curitibanos – CPAAV – Projetos concluídos pelo DPAE

22/11/2022 17:31

Foram concluídos pelo Departamento de Projetos de Arquitetura e Engenharia – DPAE os projetos para implantação de Centro de Pesquisas Ambientais e Agroveterinárias (CPAAV) na Área Sede do Campus UFSC em Curitibanos. Os trâmites internos para Licitação da obra – que conta com recursos parciais advindos da Financiadora de Estudos e Projetos – FINEP (convênio n°: 01.13.0349.00) – encontram-se em andamento!

O CPAAV consiste em estrutura laboratorial de ensino e pesquisa multiusuário para suporte aos pesquisadores do Campus Curitibanos, e também à usuários externos, com laboratórios e áreas de apoio como sala de aula, almoxarifado, sanitários, etc.

A partir das diretrizes estabelecidas no Estudo de Viabilidade Técnica n° 1.02.01-2016/COPLAN/DPAE/SEOMA (vide 23080.043853/2016-64) e nas autorizações construtivas e ambientais (AUA4921/2022), foram desenvolvidos, integralmente pelo DPAE, o projeto arquitetônico e os projetos complementares de 14 especialidades: estrutural, prevenção contra incêndio, hidrossanitário, climatização, elétrica, cabeamento estruturado, segurança patrimonial, GLP, gases especiais, impermeabilização, urbanização, terraplenagem, drenagem e pavimentação.

Com área de 1239,03 m², o prédio de 02 (dois) pavimentos possuirá em cada andar uma disposição de ambientes distinta; enquanto no térreo serão instalados laboratórios que necessitam de equipamentos de grande porte, além de sala de aula e áreas de apoio (sanitários, almoxarifado, etc.), o segundo andar comportará laboratórios com equipamentos de pequeno porte, além de abrigar sala de técnicos e demais ambientes de apoio.

A escolha de materiais e acabamentos teve como premissa garantir uma rápida execução da obra, bom desempenho dos ambientes, facilitação de manutenções futuras, além de garantia da acessibilidade nesses espaços. Dentre as características construtivas do edifício, destacam-se:

• Estrutura em concreto armado e fechamentos externos em alvenaria;
  • Portas de madeiras e alumínio e esquadrias em alumínio;
  • Divisórias em gesso acartonado, revestimento das paredes em cerâmica ou reboco pintado;
  • Cobertura com telhas, rufos e cumeeiras metálicas e calha e capeamento de platibanda em concreto;
  • Reservatório para reaproveitamento da água da chuva;
  • Iluminação com luminárias e lâmpadas de LED com selo PROCEL e grupo gerador à diesel;
  • Instalações acessíveis incluindo mapa tátil, rampas e elevador.
  • Sistema de ventilação, climatização, rede de GLP e gases especiais;
  • Instalações de cabeamento estruturado e segurança patrimonial, drenagem e impermeabilização.

A obra também inclui a urbanização do entorno da edificação, com área de 3000 m². Serão construídos novos passeios, praças, estacionamento com vagas para veículos de passeio, motos e vagas reservadas para idosos e pessoas com deficiência, iluminação externa, paisagismo e mobiliário urbano. A urbanização envolverá serviços como a pavimentação com pisos intertravados (na mesma linguagem das calçadas já existentes no campus) e piso tátil ao longo dos caminhos; pavimentação asfáltica em estacionamento; bancos, lixeiras, floreiras e abrigos de infraestruturas (resíduos e gases).

Veja, a seguir, algumas imagens de como ficará o edifício e seu entorno!