DPAE apresenta Plano de Trabalho 2023/2024

26/12/2022 11:40

Dando continuidade ao Planejamento Estratégico do atendimento de demandas Institucionais sobre espaço físico da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, o Departamento de Projetos de Arquitetura e Engenharia – DPAE faz saber o Plano de Trabalho DPAE 2023.2024 que apresenta o rol de demandas para as quais serão desenvolvidas atividades pelos setores do Departamento ao longo do biênio 2023/2024.

As atividades referem-se unicamente às atividades associadas aos setores que compõem o DPAE: Planejamento, Projeto e Orçamento. Nesse sentido as demandas serão atendidas até sua fase projetual. Sua execução (implantação e execução das obras) passa por avaliações e definições fora da alçada de nosso Departamento.

A definição das demandas a serem atendidas quanto à elaboração de projetos de arquitetura e engenharia seguiu sistematização e classificação técnica das solicitações de 24 Unidades Administrativas dos diversos Campi da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, encaminhadas ao DPAE via Edital 01/2022/DPAE/SEOMA,  para atendimento de 512 demandas por projetos de reformas e novas construções

Quanto as classes das solicitações 425 (83%) foram para demandas de Reforma, 40 (8%) para Novas Edificações, 18 (3%) para Novas Infraestruturas, 16 (3%) para Ampliação, 10 (2%) para Urbanização Externa e 3 (1%) para Demolições. Quanto a categoria das solicitações, do total de 512 demandas solicitadas, as 05 categorias mais citadas foram: Elétrica (83), Reforma Geral (70), Nova Edificação (40), Alteração de Layout (35) e Cobertura (34).

Com as demandas devidamente sistematizadas, aplicou-se matriz de priorização a fim de identificar quais demandas possuem maior relevância no cenário analisado. A matriz de priorização foi construída a partir da Matriz GUT (Gravidade, Urgência e Tendência), acrescida de outros critérios que particularmente se aplicam a realidade da Universidade: recursos vinculados, abrangência da demanda, previsão da demanda no Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI vigente, relação da demanda com atendimento à õrgão externo e idade da construção.

Após a classificação das demandas pelos critérios técnicos foram estabelecidas algumas linhas de corte visando analisar as demandas de maneira mais detalhada como por exemplo a definição de atendimento de no mínimo 2 demandas por ano de cada categoria estratégica a saber: Acessibilidade Interna, Acessibilidade Externa, Elétrica, Cobertura, Hidrossanitário e Incêndio.

Aplicados os critérios de priorização, os cortes e ponderações, chegou-se a uma lista de 56 demandas que serão atendidas pelo DPAE ao longo de 2023 e 2024.

Saiba mais sobre o método e veja a lista completa de demandas e encaminhamentos clicando na imagem abaixo ou acessando o Plano de Trabalho DPAE 2023/2024 – clique aqui.