DPAE divulga resultados da Pesquisa sobre Modos de Deslocamento na UFSC

29/05/2023 13:32

O Departamento de Projetos de Arquitetura e Engenharia, através de sua Coordenadoria de Planejamento do Espaço Físico – COPLAN, faz saber os resultados da pesquisa realizada em 2022 sobre os principais modais utilizados pela Comunidade Universitária em seus deslocamentos até os Campi da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC.

O levantamento contou com 4.065 respostas válidas e obteve informações sobre: o vínculo das pessoas com a Universidade; idade; se a pessoa possui alguma deficiência; locais de origem e destino; modais utilizados; tempo de deslocamento; horário de deslocamento; frequência de deslocamento; se há deslocamento entre unidades da UFSC e se faz uso dos espaços da Universidade aos finais de semana.

Os resultados da pesquisa foram apresentados no Relatório Técnico 01/2023/COPLAN/DPAE e traçam o perfil dos deslocamentos nos 5 Campi da UFSC: Araranguá, Blumenau, Curitibanos, Florianópolis e Joinville. Adicionalmente todos os dados coletados foram sistematizados no banco de informações institucionais Observatório UFSC no Menu Mobilidade Urbana.

Em Florianópolis o meio de locomoção mais utilizado é o transporte público, seguido pelo carro e a pé. Nos demais municípios o meio de transporte mais utilizado é o carro, seguido pelo transporte público em Joinville, Curitibanos e Blumenau. Em Araranguá, Florianópolis e Blumenau muitas pessoas vão a pé até a universidade. A bicicleta aparece como um meio de locomoção mais expressivo em Araranguá, também sendo utilizada em Blumenau, Florianópolis e Joinville. As vans ou transporte escolar e aplicativos de viagem são mais frequentemente utilizados nas cidades de Araranguá e Blumenau.  A motocicleta de uma forma geral é um meio de transporte pouco utilizado pela Comunidade Universitária.

De uma forma geral o transporte público aparece como o meio de transporte em que as pessoas levam mais tempo para se locomover das suas origens até a UFSC. As pessoas em sua grande maioria levam mais de 30 minutos e muitas vezes mais de 1 hora no trajeto. Nas cidades maiores como Florianópolis, Joinville e Blumenau as pessoas utilizam mais linhas de ônibus para se locomoverem dos seus locais de origem até a UFSC, em média 2 ou 3 linhas.

Saiba informações mais detalhadas sobre os Campi acessando: