[RETOMADA DE OBRAS] Publicada licitação para conclusão das obras do CBS02

15/10/2025 16:55

Com recursos advindos do Programa de Aceleração de Crescimento – PAC, a obra de retomada da edificação CBS02 da Unidade Sede da UFSC em Curitibanos tem seu edital de licitação 90007/2025/UFSC publicado para contratação dos serviços de execução das obras. [+ acesse aqui o edital]

A edificação conhecida por CBS02 teve projetos concluídos em 2014. No mesmo ano, a licitação de sua obra foi aberta e em 2015 as obras foram iniciadas.

Com área construída 9.257,91 m² , a edificação é distribuída em 07 pavimentos, prevendo salas de aula, diversos laboratórios, central de autoclaves, biotério, salas de professores, etc.

Figura 1 – 3D Projeto CBS02. Fonte: DPAE, 2015
Figura 2 – Obras do CBS02. Fonte: DPAE, 2016
Figura 3 – Obras do CBS02. Fonte: DPAE, 2023

Paralisadas em 2021, a retomada das obras do bloco CBS02 voltou a ser pauta interna do DPAE a partir da rescisão contratual com a empresa executora da obra em outubro/2023, uma vez que até a data da rescisão ainda haveria a possibilidade de retomada pela empresa.

Ainda que causas da paralisação não estivessem associadas a problemas projetuais, a paralisação das obras fez com que diversos sistemas tivessem que ser revistos na sua concepção, considerando terem sido executados somente de forma parcial e também que diversas normas técnicas foram atualizadas desde o início das obras. Também faz parte da reforma a previsão de resolução de diversas patologias advindas pela deterioração causada pelas intempéries e agravadas pela paralisação da obra.

Foram previstos os seguintes serviços no âmbito da retomada das obras do CBS02: laudo de inspeção técnico completo da edificação, serviços de tratamento de patologias e de reparos de estragos, verificação do funcionamento de equipamentos instalados com a substituição de daqueles com mau funcionamento, ajuste e vedação de esquadrias, pintura geral da edificação, finalização e testes de instalações prediais, entre outros.

Uma inovação UFSC nesta obra é a contratação de obra por empreitada por preço unitário, ainda não realizada na UFSC após do advindo do RDC e da Lei 14.133/2021. Este regime de execução busca trazer economicidade ao contrato, já que somente serão pagos os serviços que serão realmente realizados. Como existe a incerteza dos serviços em função da não conclusão dos sistemas, não é possível estimar de antemão os serviços que serão necessários. A obra tem previsão de execução para 14 meses, com valor estimado em R$ 5.567.736,31.

A conclusão desta obra é considerada estratégica e fundamental para a consolidação das atividades da UFSC em Curitibanos na Unidade Sede. Não menos importante, o fechamento da etapa obra concretiza o trabalho de muitas equipes envolvidas no planejamento de construções da UFSC.


Notícias DPAE associadas: