DEMOLIÇÃO MODULADOS – FASE I

Plano de Demolição

Saiba mais clicando aqui

Grupo de Trabalho instituído pela Portaria n°788/2022/GR

Sabidas as problemáticas quanto ao estado de conservação das edificações instaladas na região do Campus Trindade conhecida como “Modulados” e definido o Plano de Demolição da área com seu respectivo faseamento, a Universidade, através do Grupo de Trabalho instituído pela Portaria n°788/2022/GR** efetivou a desocupação de edificações da região visando a execução da Fase 1 das demolições (Figura 1).

A medida que os blocos vem sendo desocupados estes foram interditados e não são permitidas novas ocupações nos mesmos.

O Grupo de Trabalho atuou na realização de levantamentos, reuniões, identificando ações complementares e formalizando necessidades aos setores competentes da Instituição com o objetivo de viabilizar as ações de demolição da Fase I.

As fases de demolição foram definidas pelo Plano de Demolição, apresentado no Relatório Técnico nº002/2022/COPLAN/DPAE (disposto na SD 003333/2019) a partir de uma série de critérios de avaliação (estado de conservação, critérios ambientais, aspectos de alimentação e distribuição de redes de infraestrutura, planejamento urbano previsto na área, etc) .

A Fase 1 das demolições será executada em etapa única com a demolição concomitante de 15 edificações (incluídos também corredores de circulação, banheiros e subestação). A intervenção das demolições contará também com a execução de urbanização da área após as demolições onde será prevista a reordenação dos acessos, novos passeios, etc. O projeto desta intervenção (demolição Fase 1 e urbanização externa) está sendo elaborado pelo DPAE e tem previsão de ser licitado no 1°semestre de 2024.

Interdições e redistribuição das atividades

Das atividades originalmente desenvolvidas na região já foram relocadas todas as salas de aula, atividades administrativas, lab informática, espaços destinados às atividades do Curso de Oceanografia, entidades estudantis e (centros academicos, atléticas e PET) PIBIDs .

Das 15 edificações Objeto da Fase I do Plano de Demolição, até o presente momentos temos:

  • 12 blocos completamente desocupados – CCB01; CCB05;  CCB10; CCB44, CFM02, CFM03, CFM04, CFM05, CFM06, CFM07, CFM08 e CFM15;
  • 02 blocos com atividades sendo relocadas para espaços já definidos –  CFM10 e CCB19.

Destaca-se que, salvo melhor juízo, o GT não terá como escopo a relocação de atividades em espaços concedidos como é o caso da APUFSC (localizada no bloco APU01), onde a Associação ficará responsável pela relocação de suas atividades como já explanado à APUFSC em janeiro de 2022.

Acessos e circulações na região

Considerando a conclusão de desocupação de atividades em edificações da região, diversas interdições e alterações nos acessos e circulações da região vem sendo procedidas.

Comunicamos que os corredores 01 e 03 já se encontram fechados e que a partir de 04/03/2024 ocorre a interdição do corredor 02 dos modulados (vide imagem a seguir). As circulações e acesso ao setor devem seguir prioritariamente as indicações das setas amarelas. A área em laranja trata da área objeto das interdições (Fase 1 – Plano de Demolição).

Acessos e Circulações – Modulados

Informações e esclarecimentos podem ser direcionados à coplan@contato.ufsc.br.

** Prorrogado pela Portaria nº 1958/2022/GR e complementado pela Portaria n°54/2023/GR

***Processos Associados:  Solicitação nº 003333/2019; Processo 23080.060623/2022-16