Atividades Concluídas – DPAE 2021

28/01/2022 11:00

Publicado Relatório de Atividades do Departamento de Projetos de Arquitetura e Engenharia – DPAE contendo detalhamento das demandas atendidas ao longo do ano de 2021. Acesse https://dpae.ufsc.br/2021-2/ e confira!

As atividades do DPAE ao longo do ano foram regidas pelos Planos Anuais de Trabalho do Departamento. Ao todo, em 2021, foram desenvolvidas atividades para 30 demandas dos Campi Florianópolis, Curitibanos e Araranguá.

O Plano de Trabalho DPAE 2021.2022 foi elaborado a partir das demandas já solicitadas pela Comunidade Universitária no último calendário de solicitações aberto pelo Departamento. A hierarquização das demandas e o estabelecimento do rol de necessidades da Instituição utilizou a mesma metodologia apresentada em Of. Circular n⁰ 002/2020/DPAE/SEOMA e, em função do cenário de 2021, foram incluídas as seguintes ponderações: necessidade premente de conclusão das demandas em andamento; escassez de recursos orçamentários na UFSC no ano vigente; foco no atendimento às demandas solicitadas por órgãos externos como Ministério Público Federal, Corpo de Bombeiros, Vigilância Sanitária a fim de evitar sentenças condenatórias e multas.

A priorização de atendimento das demandas foi definida pela Administração Central onde ao todo, em 2021, foram desenvolvidas atividades para 30 demandas dos Campi Florianópolis, Curitibanos e Araranguá onde se destacam:

Não menos importante, atividades associadas ao Assessoramento Técnico pelo DPAE à Comunidade Universitária como um todo são apresentadas no relatório de atividades 2021. Não necessariamente gerando produtos fins do DPAE, o assessoramento técnico exige atividades recorrentes e abrange recursos temporais e humanos do Departamento. Parte vital ao adequado funcionamento da Instituição com um todo, reuniões, audiências e documentações como pareceres, dossiês, planos de ação e correspondências foram produzidas pelo Departamento em 2021 para:

• Ações e Inquéritos Civis: :
    • Ação Civil Pública nº 5012516-19.2018.4.04.7200 – Segurança viária vias municipais entorno Campus Trindade;
    • Ação Civil Pública nº 5032269-98.2014.4.04.7200/SC – Impactos ambientais das obras de ampliação da Edu Vieira sobre canais região CDS;
    • Ação Civil Pública nº 2007.72.00.014573-8/SC – Recuperação de Áreas Degradadas na UFSC;
    • Inquérito Civil n°1.33.000.001216/2009- 32 – Acessibilidade Espacial dos Campi e Unidades da UFSC.
  • Contratos e Compras:
    •  Termo de Cessão de Área UFSC ao Município para obras de ampliação da Via Edu Vieira;
    • Consumo de energia elétrica e custos associados para fins de cobranças contratuais de espaços locados/cedidos na UFSC;
    • Avaliações de ambientes para instalação de condicionadores de ar e instruções técnicas aquisição de equipamentos pelo DCOM.
  • Comissões e Grupos de Trabalho:
    • Representação DPAE em comissão interna UFSC para análise de tarifas de valores monetários referentes a incidência do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços – ICMS na Tarifa de Uso do Sistema de Distribuição – TUSD pagos nas faturas de energia elétrica da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC;
    • Representação DPAE na Comissão Permanente de Sustentabilidade;
    • Representação UFSC no Conselho da Cidade.
  • Arquivos;
  • Obras.

Confira a produção anual do Departamento acessando o nosso site no menu Atividades > Concluídos.