Sistema Municipal de Compartilhamento de Bicicletas chega na UFSC

12/07/2024 16:02

Desde 2017 a Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC vem dedicando esforços à alteração da matriz de uso dos modais de deslocamento. Ampliar a infraestrutura dos modais considerados ativos (a pé e em bicicleta) é hoje premissa do espaço físico de nossa Universidade, com ações previstas em diversos Planos Institucionais vigentes [1].

A implantação de sistema de compartilhamento de bicicletas na UFSC, escopo integrante de ações previstas no Estudo Técnico “Rede Cicloviária da UFSC – Considerações Técnicas e Diretrizes Estratégicas” [2], é um desdobramento de interlocuções realizadas entre UFSC e Município realizadas ao longo dos últimos anos.

A partir de 2019 o Município inicia diálogo com a Universidade para que a infraestrutura de um Sistema Municipal de Compartilhamento de Bicicletas estivesse disponível para a Comunidade Universitária UFSC nas diversas Unidades que temos na cidade com destaque à Trindade e Itacorubi.

Aliando o Planejamento da Cicloinclusão na UFSC às oportunidades de implantação do sistema pelo Município [3], em 2023 iniciaram-se as dinâmicas entre as Instituições para viabilizar a implantação de estação nas regiões onde a UFSC está inserida, incluída estação dentro do Campus Prof. João David Ferreira Lima na Trindade.

A partir desta semana a Comunidade Universitária conta então com mais uma opção para a microbilidade [4] na região.  A estação 35 da Rede Municipal de compartilhamento de bicicletas está localizada junto à R. Eng. Agr. Andrey Cristian Ferreira, via pública do Município, próximo ao ponto de ônibus da Praça da Cidadania e próximo também à ponto do sistema de patinetes elétricos já existente na área. Na região, também já em operação, encontra-se ainda a estação 36 junto à R. Dep. Antônio Edu Vieira nas proximidades do Centro de Desportos – CDS e ainda em aprovação uma estação está planejada na Praça Santos Dumont.

Estação 35 – Praça Cidadania. Fonte: DPAE, 2024

Estação 36 – Edu Vieira

+ Maiores informações sobre o sistema de compartilhamento podem ser visualizadas em  https://www.tembici.com.br/pt/florianopolis/

+ Saiba mais sobre ações de cicloinclusão no Campus acessando nosso site em https://dpae.ufsc.br/mobilidade/

[1] Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI e Plano de Logística Sustentável – PLS UFSC

[2] Relatório Técnico n°07/2017/COPLAN/DPAE DISPONÍVEL EM https://dpae.ufsc.br/cicloinclusao-na-ufsc/.

[3] OE 134/SMPIU/GAB/2023 apresenta à UFSC proposição de estação no Campus vinculada ao contrato com a M1 TRANSPORTES SUSTENTÁVEIS LTDA (Tembici), para a prestação de serviço de apoio à mobilidade urbana por meio da disponibilização de sistema de bicicletas compartilhadas com previsão de implantação de 50 estações e 500 bicicletas elétricas distribuídas inicialmente entre o Continente, Centro e Bacia do Itacorubi.

[4] Termo utilizado para a opção de usar meios de transportes leves, destinados, principalmente, ao uso individual como bicicletas, skates e patinetes elétricos, ideais para os trajetos curtos.