Nota de Pesar, e de Agradecimento: Giseli Zuchetto Knak

30/07/2021 10:09

É com imenso pesar que o Departamento de Projetos de Arquitetura e Engenharia (DPAE) noticia o falecimento da arquiteta e urbanista Giseli Zuchetto Knak, ocorrido na tarde desta quinta-feira, 29 de julho. Nascida em Canoas (RS), em 09 de maio de 1982, a arquiteta tinha 39 anos de idade e faleceu por complicações de uma cirurgia.

Formada em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade de Arquitetura – FAU da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, Giseli era Mestre em Arquitetura e Urbanismo pela UFSC e desenvolveu sua dissertação voltada para o Campus: Orientação Espacial e Informações Arquitetônicas: Estudo de Caso em Campus Universitário.

Em sua atuação durante 13 anos como Arquiteta e Urbanista da Universidade contribuiu profundamente com a Instituição sendo uma defensora da acessibilidade espacial e da mobilidade sustentável.  Giseli Knak foi Arquiteta e Urbanista da Divisão de Projetos – DIP da Coordenadoria de Projetos de Arquitetura e Engenharia – COPAE de 2008 a 2016. Em 2016 assumiu a Coordenadoria de Planejamento do Espaço Físico – COPLAN e em 2018 retornou à Coordenadoria de Projetos onde atualmente desenvolvia as atividades. Participou de comissões como Comitê de Acessibilidade da Universidade Federal de Santa Catarina; Comissão para elaborar proposta de intervenção visando adequar as edificações dos espaços da antiga área do CEFA e Comitê para o Uso Racional de Recursos na UFSC.

Durante sua passagem pela COPLAN liderou os estudos sobre o modal bicicletas que permitiram o início da cicloinclusão do Campus e que orientam de forma perene a ampliação da infraestrutura para circulação e estacionamento de bicicletas no Campus. Foi também sob sua Coordenação que o Projeto Rotas Acessíveis tomou vida.

No desenvolvimento de projeto podemos destacar os projetos de sua autoria: SAPSI – Serviço de Atenção PsicológicaBloco Administrativo do Centro Sócio-Econômico – CSE e  Blocos E, F do Centro de Filosofia e Humanas – CFH. Seu último projeto arquitetônico terá obras licitadas ainda este ano, o Centro de Pesquisas Multiusuário em Exercício, Saúde e Desempenho Esportivo – CEPEME. São também de Giseli os estudos e definições para implantação dos primeiros mapas táteis da Universidade e atualmente ela estava trabalhando na elaboração do Manual Técnico para Projetação de Mapas Táteis de Edificações da UFSC, material este que deixa quase finalizado.

Profissional comprometida e competente, Giseli deixa um legado que, não temos dúvida, refletirá na qualidade de vida dos usuários da Universidade por longa data.

Lamentamos sua partida precoce e deixamos nosso carinho, reconhecimento e agradecimento.

Bloco Administrativo CSE/ Fonte: Acervo DPAE, 2020 Blocos E, F – CFH/ Fonte: Acervo DPAE,2021