Em parceria com Grupo de Pesquisa Desenho Urbano e Paisagem, DPAE lança Manual Técnico para projetos de Mapas Táteis

06/07/2023 10:08

A publicação Manual Técnico para Projetos de Mapas Táteis para as Edificações da UFSC traz orientações para o desenvolvimento de projetos de acessibilidade informacional na Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC.

Seguindo o padrão desenvolvido pelo Departamento de Projetos de Arquitetura e Engenharia – DPAE nos últimos anos, o objetivo do material é que qualquer mapa tátil projetado para as edificações da UFSC siga os mesmos critérios, sendo possível dessa forma que os usuários reconheçam e se familiarizem com este padrão após realizarem a leitura de alguns dos mapas nas diferentes edificações, não tendo que compreender um novo código de leitura de mapas em cada uma das edificações.

A primeira versão do padrão, implantada nos Blocos do Centro de Ciências Biológicas – CCB e no Centro Sócio-Econômico – CSE, foi desenvolvida pela Arq. Giseli Zuchetto Knak (in memoriam), no ano de 2019. Desde então, foram realizadas revisão técnica, pelos arquitetos do DPAE; revisão teórica, pelo Prof. Dr. Gabriel De Bem (IFSC) e pela Prof.ª Dr.ª Vanessa Casarin (UFSC); e avaliação de mapa piloto, realizada pelo DPAE em parceria com o Grupo de Pesquisa Desenho Urbano e Paisagem, vinculado à UFSC e ao CNPQ, e com orientação da Prof.ª Dr.ª Vanessa Casarin (UFSC).

O padrão de mapas táteis elaborado pelo DPAE buscou atender os princípios do Desenho Universal, tendo como público alvo principal as pessoas com deficiência visual (cegas e com baixa visão), mas contemplando também as pessoas sem deficiência visual. Os princípios do desenho universal são: uso equitativo, flexibilidade no uso, uso simples e intuitivo, informações de fácil percepção, tolerância ao erro, baixo esforço físico e dimensionamento e espaço para aproximação e uso.

Mapas táteis e Diretório

Mapas táteis são mapas com linhas em relevo, textura e cores diferenciadas, que informam, orientam e localizam objetos e lugares, sendo utilizados para orientação e mobilidade. No caso das edificações de ensino, os mapas táteis servem para orientação dos usuários. Quando tratamos de mapas táteis para as áreas de ensino, temos que observar que existem pelo menos duas escalas a serem trabalhadas: a escala da edificação e a escala do campus. Nesse momento, o padrão desenvolvido atende às edificações da instituição.

Estes mapas táteis dos edifícios apresentarão aos usuários a edificação por andar, delimitando ambientes por paredes contínuas, demonstrando as posições das portas, nomeando os ambientes de permanência prolongada e identificando com símbolos outros locais que não alteram o uso (ambientes de permanência transitória ou ambientes sem permanência), como elevadores, escadas e sanitários, por exemplo. Todo mapa tátil deve ser acompanhado de legenda, onde estão descritos os significados de cada símbolo utilizado no mapa. Na Figura 1 é possível visualizar um exemplo de mapa tátil com o padrão desenvolvido pelo DPAE.

Já os Diretórios apresentam todos os ambientes de permanência prolongada existentes no prédio, para que o usuário saiba para qual pavimento se encaminhar. Por ambientes de permanência prolongada, entende-se todos que não são de uso transitório, incluindo salas de aula, secretarias, laboratórios, dentre outros. Na Figura 2 é possível visualizar um exemplo de diretório com o padrão desenvolvido pelo DPAE

Tanto os mapas táteis quanto os diretórios têm elementos com escrita em braile, com caixa alta em relevo e com escrita impressa, atendendo assim pessoas videntes, cegas e com baixa visão. Os símbolos dos mapas também são em alto relevo, para que possam ser compreendidos por todas as pessoas, seja pelo sentido visual ou tátil.

Acessibilidade na UFSC

Esta iniciativa é mais uma das ações do DPAE em prol da acessibilidade na UFSC. Nos últimos anos, atuamos para melhoria dos campi e das edificações existentes para que atendam às normativas e legislações de acessibilidade arquitetônica e informacional. Como exemplo, podemos citar a reforma do CED Bloco A com obras em execução via contrato 232/UFSC/2022  [+saiba mais] e a reforma do Complexo do Colégio de Aplicação com obras em execução via contrato 189/UFSC/2022 [+saiba mais].

As novas edificações em construção nos campi também atenderão as normativas, como por exemplo o prédio do CFM Administrativo, no Campus Trindade e o CBS 02, no Campus Curitibanos.

Quanto às áreas externas, podemos citar o Projeto de Rotas Acessíveis, o qual deve ter continuidade nos próximos anos, conforme Plano Estratégico de Acessibilidade da Universidade.

Saiba mais sobre acessibilidade na UFSC acessando nossa página https://dpae.ufsc.br/mobilidade/